Esaú Matos
Postado em 6 de julho de 2026 as 09:00:13
O Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), entidade mantenedora do Hospital Esaú Matos, realizou a visita de vinculação para mães que estão realizando o pré-natal na unidade hospitalar e escolheram dar a luz neste hospital.
A coordenadora do GTH, Cris Moura, disse que o objetivo é demonstrar o acolhimento e a humanização do local, trazendo mais segurança para a mulher e propiciando que ela libere o hormônio ocitocina em maior quantidade, favorecendo positivamente o trabalho de parto.
“No primeiro momento fizemos uma palestra apresentando a parte técnica e a parte física do hospital, depois um preparo para o parto, ensinando a elas a hora correta de vir e a cronometrar a contração. Falamos também sobre algumas intercorrências que podem ocorrer durante a gestação dessa mulher, deixando-a preparada para o parto e puerpério”, afirmou Cris.
- Cris Moura
- Carlos Vítor, Jasmine Laís e Cris Moura
Após a palestra, gestante e acompanhamtes participaram com o grupo de uma visita guiada às instalações onde elas ficarão no período que estiverem no hospital. “Assim estarão mais seguras quanto à escolha do local de parto e também para o momento de parturição”, esclareceu Cris.
O casal Jasmine Laís e Carlos Vítor participaram da programação e elogiaram a iniciativa. Aguardando a chegada do pequeno Henry Arthur, ela considerou que a palestra foi bem explicativa e que o passeio pela unidade hospitalar foi bem educativo para os pais conhecerem o ambiente. Carlos também entende que este trabalho favorece para que esteja tudo 100% na hora do parto. E afirmou estar preparado para encarar esse momento. “Vou até cortar o cordão umbilical dele”, finalizou.











