Notícias
Postado em 20 de fevereiro de 2026 as 07:20:07

Nesta sexta-feira – 20 de fevereiro – é celebrado o Dia Nacional de Prevenção às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso abusivo de substâncias psicoativas e promover os tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meios dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps).
Em Vitória da Conquista, o Caps AD III se destaca há 23 anos como referência local no apoio às pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas. Projetado para promover o cuidado comunitário e permitir a reinserção social aos pacientes de forma digna, o serviço oferece acolhimento e reabilitação psicossocial de forma contínua, durante 24 horas.
Com uma média de 1.400 usuários ativos por mês em um universo de 9.610 usuários cadastrados, a unidade promoveu somente em janeiro deste ano, 1.437 atendimentos, e em 2025, o total de procedimentos superou 18.673. Para isso, a unidade conta com uma equipe de 54 servidores, incluindo psicólogos, assistentes sociais, médicos, educadores sociais e enfermeiros, e promove o acolhimento inicial (realizado tanto por agendamento quanto por demanda espontânea), grupos e oficinas terapêuticas, manejo de situações de crise, atendimentos individuais e às famílias, visitas domiciliares, ações de redução de danos e articulação em rede.
A psicóloga e gerente da unidade, Thâmara Andrade, enfatizou a importância do dia nacional de prevenção como marco para a conscientização da sociedade sobre o impacto das drogas na sociedade e a importância do trabalho social realizado pelos Caps. “A questão da rede de apoio do paciente e a participação da família também é muito importante para o tratamento, principalmente com foco no projeto de vida dessa pessoa. Trabalhamos com a redução de danos, que é uma perspectiva ética de cuidado”, afirmou Thâmara.
- Thâmara
- Sandra
Sandra Barreto, técnica de enfermagem do Caps AD III, salientou a relevância da rede de apoio profissional promovida pelo Centro. “Quando cheguei aqui, senti dificuldade, mas logo me adaptei. Cada pessoa que entra tem uma demanda diferente, e também acolhemos as famílias. O acolhimento é fundamental. Aqui, não é só sobre cessar o uso de drogas, mas também sobre reduzir danos e ajudar a pessoa em sua jornada”, destacou Sandra.
Pacientes do Caps AD III, R.A. compartilhou sua experiência e ressaltou que o acompanhamento dos profissionais e o apoio familiar são essenciais para o tratamento. “A droga é uma ilusão. Eu dependi demais do álcool. Ouvi conselhos de amigos sobre o CAPS e decidi vir. Agora, quero melhorar minha vida e voltar para a minha família. A droga afasta a família, e eu estou aqui para recuperar essa confiança”, complementou.

Equipe de Servidores do Caps AD III
O Dia Nacional de Prevenção às Drogas e ao Alcoolismo é um lembrete da urgência em conscientizar sobre o uso abusivo de substâncias. O Caps AD III está localizado na Rua T, 417, Morada dos Pássaros II (final da Av. Filipinas).








