Dando continuidade à campanha de educação no trânsito em Vitória da Conquista, o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) realizou, nesta segunda-feira (9), no Shopping Conquista Sul, mais uma ação interativa para alertar motoristas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool e outras substâncias. 

A ação no Conquista Sul segue até a próxima quarta-feira (11), das 16h às 20h. A atividade dá prosseguimento às ações realizadas em outro shopping da cidade, na última semana.

A iniciativa tem como principal objetivo aproximar a população dos serviços de trânsito e conscientizar motoristas e pedestres sobre as consequências das infrações, com destaque para os riscos da combinação entre álcool e direção, especialmente no período do Carnaval. Ao longo da atividade, as pessoas são convidadas para utilizar óculos com lentes especiais que simulam a percepção alterada como consequência do uso de substâncias psicoativas.

Gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Cláudio Azevedo explica a importância das ações de conscientização para a segurança de quem transita pelas vias da cidade ou vai pegar a estrada durante o Carnaval. “O objetivo aqui é orientar a população. Estamos no pré-Carnaval e esse trabalho educativo é pra mostrar a eles que álcool e direção não combinam. Para que eles tenham consciência de que a vida é o mais importante. Por mais que saibam que vão beber, sempre tem aquele motorista da rodada pra poder trazer tranquilidade no trânsito. Nós trouxemos um teste de alcoolemia, além de uma dinâmica em que as pessoas têm a oportunidade de usar óculos e sentir a sensação de estar embriagado. E isso desperta a atenção, pra pessoa entender os riscos que um condutor alcoolizado representa”.

Agente de trânsito, Andrea Carla explica o uso de um dos equipamentos disponíveis na ação, o etilômetro passivo, que faz uma triagem dos motoristas em abordagens. “O condutor sopra o etilômetro, e se não tiver ingerido álcool, acende uma luz verde. Se acender a luz vermelha, indicando a presença de álcool, ele é encaminhado para um agente de trânsito que fará a medição com um outro tipo de etilômetro, que vai gerar uma registro oficial da concentração de álcool no ar dos alvéolos pulmonares”. 

Uma das pessoas que testou os óculos foi a técnica de enfermagem Emily Barreto, que ficou impressionada com os efeitos na visão e orientação do condutor. “A experiência é muito real, eu cheguei a ficar tonta. Eu não bebo, mas eu achei incrível fazer esse percurso, deu pra ter a experiência do quanto é perigoso a pessoa dirigir embriagada. Se beber, não dirija”.

A administradora Vagna Rocha também aprovou a iniciativa para que os condutores tenham consciência dos riscos que dirigir embriagado pode oferecer a condutores e pedestres. “É muito esquisito, uma sensação de que você vai cair a qualquer momento É um alerta pra mostrar pra população que não se deve pegar o volante depois de beber. Você vê tudo embaçado, parece que tá pisando em falso”. 

A atividade também distribuiu cartilhas e brindes aos participantes. A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza ao longo de todo o ano ações educativas com foco na preservação da vida e na promoção de um trânsito mais seguro para todos.