Educação
Postado em 2 de fevereiro de 2026 as 15:37:00
A segunda-feira (02) foi de muita expectativa, reencontros e brincadeiras para estudantes e profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino. Mais de 43 mil alunos, de 149 unidades de ensino nas zonas rural e urbana, começaram as aulas do ano letivo de 2026, que teve início oficial na última semana com a Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Para dar boas-vindas aos estudantes e acompanhar o andamento desse primeiro dia, a prefeita Sheila Lemos visitou a Escola Municipal Maria Célia Ferraz, acompanhada do secretário de Educação, Edgard Larry, e de membros do governo.
Na ocasião, a gestora homenageou o aluno Antony Bernardo Carvalho, de 7 anos, com um certificado de leitura, medalha e kit de livros. Antony representou os estudantes da rede de ensino na abertura da Jornada Pedagógica 2026, com um discurso que destacou como a educação transforma vidas, emocionando a quem compareceu. Marisonia Freire, professora de Antony homenageada no discurso, também recebeu uma premiação das mãos da prefeita.

Selma Maria, Edgard Larry, Sheila Lemos, Jaqueline, mãe de Antony, com o estudante e a professora Marisonia
“Hoje, 43 mil alunos da rede municipal de ensino estão na sala de aula, o local mais importante para as nossas crianças. Vim a Escola Maria Célia conversar um pouco com esses alunos, saber da expectativa deles. Estão todos super ansiosos e alegres com o retorno às aulas, conhecendo os novos coleguinhas, revendo os antigos, conhecendo as novas professoras, o material didático, o espaço físico. O Antony, nos emocionou na Jornada Pedagógica de 2026, visitei a sala dele, apresentou seus colegas, recebeu certificado de leitor fluente, recebeu medalha, livros de leitura. Para que ele continue a cultivar esse ato de leitura em casa. É um trabalho que a gente tem com todos os nossos alunos, de fortalecimento da leitura”, afirmou a prefeita.
A gestora destacou que o Governo Municipal lançará um projeto de biblioteca pessoal, para que os estudantes levem livros para casa e possam praticar a leitura com os familiares. “A gente sabe que somente a educação transforma a sociedade, e com uma educação forte, principalmente na primeira infância, é que a gente vai ter uma cidade diferente no futuro”, completou Sheila Lemos.
- O secretário Larry, a prefeita e a diretora da escola, Daniela dos Santos,
- entregam a medalha e o certificado a Antony Bernardo
O secretário de Educação, Edgard Larry, convidou os pais a participar sempre da vida escolar dos filhos, e ressaltou que ainda há vagas a serem preenchidas na rede de ensino. “Até o presente momento, nós já temos mais de 43 mil matrículas efetuadas. Nossa expectativa é que ultrapasse os 45 mil, embora a rede esteja disponibilizando 50 mil vagas ao todo. Clamamos aos pais e familiares que venham matricular seus filhos, não deixem de acompanhar esse processo. Continuaremos recebendo alunos durante esse mês de fevereiro”.
O pequeno Antony Bernardo foi o anfitrião da visita, levando a prefeita Sheila Lemos e toda a equipe a conhecer as salas de aula e os espaços de convivência da escola. “Eu gostei bastante desse dia, foi muito legal. Eu gostei de conhecer novos amigos, da professora, das tarefas que ela passou, gostei da gincana. E vou continuar lendo bastante”.
A Escola Municipal Zulema Cotrim também teve um dia movimentado, com os alunos sendo recebidos com brincadeiras, pinturas e algodão doce. A diretora da unidade de ensino, Gilmara Dantas, destacou a preparação para o ano letivo e a importância do ambiente escolar para alunos e pais. “Muito feliz por estar recebendo nossos alunos aqui hoje, tanto os da casa como os novatos, e muita expectativa também, pra nós e para as famílias. Como a escola é de tempo integral, os pais contam com esse diferencial, onde os filhos ficam durante todo o dia enquanto eles trabalham. Nós primamos por uma educação de qualidade, e trabalhamos em prol disso, para que seja um ano de muito sucesso e grandes realizações pra todos nós”.
O reencontro com os colegas conhecidos e as novas amizades mexeram com a expectativa dos estudantes. Aluna do 5º ano, Maria Isadora França, de 9 anos, não escondeu a felicidade. “Eu estava muito ansiosa para a voltas às aulas, com saudades dos professores, que são de ótima qualidade. Gosto muito de aprender, estava com saudades dos meus colegas também, de estudar, brincar, conhecer novas pessoas nesse ambiente da escola, que eu gosto muito”. Colega de Maria Isadora, a pequena Alice Coutinho, de 10 anos, adorou a recepção. “Esse primeiro dia de aula está sendo muito legal. Eu estou conhecendo alguns professores que eu não conhecia antes, como a tia Vanessa. A gente também está fazendo dinâmicas, o lanche foi muito gostoso. A recepção foi muito bonita. Eu amei”.
- Gilmara
- Isadora
- Alice
Em 2025, o Governo Municipal atingiu a marca expressiva de 100 escolas revitalizadas, em todo o município, e seguirá com mais investimentos ao longo de 2026. O número solidifica o compromisso da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação (Smed), com a qualidade do ensino em todo o território de Vitória da Conquista, garantindo melhores condições para os profissionais da educação, para os mais de 40 mil alunos matriculados em toda a rede e para seus familiares.
Outros destaques ficam para a criação do Prêmio EducAção Conquista, com o objetivo de valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais da educação, alunos e escolas da rede municipal de ensino que demonstrarem avanço e melhoria nos resultados educacionais; o aprimoramento do processo de eleição para diretores e vice-diretores das unidades de ensino, ampliando a participação tanto de candidatos quanto da comunidade escolar, democratizando ainda mais o pleito; a inauguração do Centro de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna, voltado para a formação contínua dos professores e profissionais de educação; além do desenvolvimento de estratégias para melhorar índices da Educação em avaliações estadual e nacional.



















































