A fim de manter o processo permanente de capacitação do efetivo da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) participou, entre 16 e 18 de janeiro, do Seminário Privado de Cães de Proteção e Obediência Funcional.

A presença da Guarda Municipal no evento está relacionada à intenção do Governo Municipal de adquirir cães de trabalho para auxiliar no trabalho dos agentes do Gama.

“Essa capacitação é de extrema importância, pois assegura o adequado manejo, treinamento contínuo, saúde e bem-estar dos cães de trabalho, e também capacita a Guarda Municipal para servir ainda melhor à população”, afirmou o auxiliar de Ronda e Guarnição Felipe Sammy Paiva.

Felipe Sammy Batista do grupo GAMA e o instrutor Carlos Capilar

Segundo o servidor, a inclusão de cães de trabalho pode vir a reforçar o trabalho desenvolvido pelo Gama: “O objetivo é implementar para que a gente também passe a utilizar, tanto na questão de segurança como na busca por pessoas desaparecidas ou em outras ações em que o cão de trabalho possa auxiliar o serviço diário da Guarda Municipal”.

O seminário foi ministrado pelo instrutor Carlos Capilar, especialista em criação de cães da raça Pastor Alemão. A programação do seminário envolveu aulas teóricas e práticas e demonstrações em campo.“Tivemos ainda aulas coletivas de obediência funcional aplicada ao controle e à disciplina, além de defesa e proteção com equilíbrio emocional e controle de drives, leitura de temperamento e comportamento canino dentre outros”, destacou o instrutor, que trabalha com adestramento de animais há mais de quinze anos.

Além da Guarda Municipal, participaram do evento representantes da Segurança Privada, Polícia Militar, Polícia Penal, veterinários, adestradores, criadores, donos de canil e tratadores de Vitória da Conquista, Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas e São Paulo.