A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista estabeleceu, em 2025, uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio do Acordo de Adesão nº 37/2025, para participação na iniciativa Enap Aqui. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (12). Trata-se de uma parceria estratégica que visa fortalecer a política de capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos municipais, alinhando-a às diretrizes nacionais de modernização da gestão pública.

A Enap é a instituição federal responsável pela formação e aperfeiçoamento de servidores públicos, com reconhecida atuação na qualificação de gestores e equipes técnicas em temas como gestão pública, políticas públicas, inovação, governança, liderança, planejamento, integridade e transformação digital. Ao aderir à ação Enap Aqui, a Prefeitura passa a integrar uma rede nacional de órgãos públicos que utilizam a infraestrutura, os cursos e as metodologias da Enap para ampliar e qualificar suas ações de formação continuada, incluindo, além dos cursos on-line, cursos presenciais com formadores do quadro da Enap.

A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, afirma que a Universidade do Servidor, lançada recentemente pela gestão municipal, visa integrar todas as políticas de formação oferecidas como parte do programa de valorização de todos os servidores municipais. “Então, renovar o convênio com a Enap, colocar à disposição a tecnologia desenvolvida pela Escola de Governo, nesse momento, é de fundamental relevância para nós. A Escola Nacional de Administração Pública é uma referência nacional de gestão e, seguindo a orientação da prefeita Sheila Lemos, nós estamos sempre buscando o que tem de melhor para qualificar o nosso quadro de servidores, para melhor atender às necessidades da população de Vitória da Conquista, porque, no final, é sobre fazer com que o cidadão seja cada vez melhor assistido pelo poder público municipal e a capacitação faz parte desse projeto”, declara a secretária da pasta.

Já Tânia Novaes, coordenadora da Escola de Governo, destaca a importância da Secretaria de Governo, por meio da Escola de Governo, hoje ligada à Universidade do Servidor, no diálogo para estabelecimento dessa parceria e cita a sua relevância. “A importância desse acordo para as ações de formação da Prefeitura reside, sobretudo, na democratização do acesso à capacitação, na ampliação da oferta formativa e na elevação da qualidade técnica dos processos de trabalho. Ao utilizar os conteúdos e metodologias da Enap, a gestão municipal fortalece uma cultura de aprendizado contínuo, promove a atualização permanente dos servidores e estimula práticas inovadoras e eficientes no âmbito da administração pública”, explica.