Educação
Postado em 7 de janeiro de 2026 as 12:45:09
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), segue com o processo de matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A primeira etapa, realizada no final de 2025, atendeu aos alunos que permanecerão na mesma unidade de ensino. Desde a última terça-feira (6), foi aberto o agendamento on-line para os alunos com deficiência (PcD). Até o momento, 31.967 estudantes foram contemplados nesse processo.
Entre os dias 13 e 16 de janeiro será realizado o agendamento on-line para transferência interna, entre escolas da rede. Já o agendamento para novos alunos, fora da rede municipal, será realizado de 21 a 23 de janeiro. O agendamento é feito por meio do link https://escolar.pmvc.ba.gov.br./. A confirmação da matrícula será feita posteriormente, de forma presencial, na unidade de ensino agendada. É neste momento que o responsável deverá fazer a validação, apresentando os documentos necessários e assinando o comprovante emitido pelo sistema.
Secretário de Educação, Edgard Larry afirma que a expectativa para o ano letivo de 2026 é extremamente positiva, com planejamento, responsabilidade e compromisso para garantir uma educação pública cada vez mais inclusiva, humanizada e de qualidade. “Para 2026, nosso foco está no fortalecimento das aprendizagens, na valorização dos profissionais da educação e na ampliação de políticas pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes da nossa rede. Vamos continuar investindo em formação continuada, melhoria da infraestrutura escolar, inovação pedagógica e ações que promovam equidade e permanência dos alunos na escola. Seguimos atentos aos desafios contemporâneos da educação, buscando integrar tecnologia, práticas pedagógicas significativas e o diálogo permanente com as famílias e a comunidade escolar”.
Para 2026, a Smed tem em seu planejamento ações em diversas frentes para melhorar a Educação do município, nas zonas rural e urbana, garantindo melhores condições para os profissionais da Educação, para os mais de 40 mil alunos matriculados em toda a rede e para seus familiares. No que diz respeito à infraestrutura e manutenção, será realizado o Projeto Escola Sustentável, com o emprego de energia solar e a implementação de áreas verdes nas unidades de ensino. O objetivo é incentivar a consciência ambiental, a redução do impacto ambiental, a economia de recursos públicos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental.
O trabalho de revitalização das escolas seguirá como uma das prioridades do Governo Municipal — que em novembro de 2025 atingiu a expressiva marca de 100 escolas revitalizadas desde 2021. Outro importante desafio será a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) nos Campinhos e em Cabeceira do Jiboia, e duas escolas, nos bairros Simão e Conveima II.
- Escola Municipal Zulema Cotrim…
- 100ª unidade escolar totalmente revitalizada pelo Governo Municipal
Na alimentação dos estudantes, será feita a implementação da Fazenda Smed, um centro de formação continuada com foco em alimentação saudável e sustentável, composto por uma fazenda com produção de hortaliças, plantas medicinais, flores comestíveis e meliponário. A Smed também dará continuidade ao programa de Busca Ativa Escolar, com as capacitações e atividades do Núcleo de Prevenção e Monitoramento à Violência (NPMV), e o Núcleo Pedagógico realizará o 2º Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista, o lançamento do Centro Psicopedagógico, entre outras ações.
O secretário Edgard Larry destaca que as iniciativas evidenciam que Vitória da Conquista trata a Educação como uma prioridade, investindo em pessoas, valorizando o diálogo e construindo políticas públicas sólidas, com foco no presente e no futuro das crianças e jovens. “Nosso objetivo é que cada estudante tenha garantido o direito de aprender, desenvolver-se plenamente e construir projetos de vida, reafirmando o compromisso do Governo Municipal com uma educação pública de qualidade, responsável e transformadora”, complementou.
Jornada Pedagógica
Com o tema “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”, a Jornada Pedagógica 2026 será realizada no dia 28 de janeiro, no Imperial Grand Hall, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A Jornada nas Unidades Escolares será realizada nos dias 29 e 30 de janeiro.











