Meio Ambiente
Postado em 30 de dezembro de 2025 as 07:00:08
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), segue com os mutirões de limpeza pública em vários bairros e avenidas da cidade. As ações desta semana, que tiveram início nesta segunda-feira (29) e vão até o dia 3 de janeiro de 2026, incluem limpeza urbana, lavagem de vias, manutenção de canais e poda de árvores, com o objetivo de promover mais qualidade de vida, segurança e bem-estar à população.
Os mutirões de limpeza contemplarão os bairros Ibirapuera, Santa Helena, Brasil, Vila América e Urbis IV (canal), além das avenidas Presidente Vargas e Jadiel Matos. As equipes atuam na remoção de resíduos, varrição, capina e outros serviços de manutenção dos espaços públicos.
Paralelamente, está sendo realizada a poda de árvores em pontos estratégicos da cidade, abrangendo a Avenida Copacabana (bairro Zabelê) e os bairros Urbis II, Urbis III, Recreio, Patagônia e Brasil. A ação visa garantir a segurança de pedestres e motoristas, além de preservar a arborização urbana de forma adequada.
- Poda de árvores na URBIS II
O secretário de serviços públicos, Luís Paulo, informou que mesmo no período de fim de ano, os serviços continuarão sendo realizados: “O trabalho segue firme durante o final de ano, o serviço continua com toda força para deixar a cidade limpa”.
As atividades fazem parte do trabalho contínuo desenvolvido pela Sesep ao longo do ano. No segundo semestre, os mutirões de limpeza alcançaram dezenas de localidades da zona urbana e rural. Entre julho e novembro, as ações foram realizadas em bairros e loteamentos como Esplanada do Parque, Vila do Marquês, Guarani, Pedrinhas, Petrópolis, Aparecida, Kadija, São Vicente, Jurema, Bruno Bacelar, Vilas Serranas, Vila América, Miro Cairo, Ibirapuera, Recreio, Candeias, Bem Querer, Alegria, Primavera, Nova Cidade, Vivendas da Serra, Jardim Valéria, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa, Morada dos Pássaros, Terras do Remanso, Santa Helena e Flamengo, além de conjuntos habitacionais e comunidades da zona rural, como Inhobim, Bate-Pé, Iguá, Itaipu, Lagoa de Melquíades, Lagoa de Maria Clemência e Limeira.
No mesmo período, as equipes também atuaram em importantes corredores viários e equipamentos públicos, a exemplo das avenidas Brumado, Juracy Magalhães, Luiz Eduardo Magalhães, Bartolomeu de Gusmão, Frei Benjamim, Filipinas, Integração, Maranhão, Régis Pacheco, Rosa Cruz, Siqueira Campos, Vivaldo Mendes, Ivo Freire Aguiar e J. Pedral, além do Parque de Exposições, Centro Cultural Glauber Rocha, Lagoa das Bateias, Cristo de Mário Cravo, praças Victor Brito, Gil Moreira e Gerson Sales, cemitérios municipais e canais pluviais, como o Santa Cecília e o da Avenida Fernando Spínola.
Ao todo, entre julho e novembro, foram coletadas aproximadamente 33,5 mil toneladas de resíduos na zona urbana, incluindo lixo domiciliar, resíduos de feiras livres e de espaços públicos. No mesmo período, a zona rural registrou a coleta de cerca de 1,4 mil toneladas de resíduos domiciliares.
- Limpeza
- em diferentes lugares
- da cidade
No que se refere à arborização urbana, ao longo do ano de 2025, aproximadamente 2.000 árvores receberam algum tipo de intervenção por parte da Sesep. O atendimento abrange toda a zona urbana e os 11 distritos da zona rural, sendo executado por duas equipes que atuam simultaneamente, reforçando o compromisso com a segurança da população e a manutenção ambiental do município.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da comunidade, evitando o descarte irregular de lixo e respeitando os dias e horários das ações, de forma a contribuir para uma cidade mais limpa, organizada e sustentável.












