Cultura
Postado em 26 de dezembro de 2025 as 09:00:17
“Este ano está muito mais bonita que no ano passado, pois a cada ano a Prefeitura muda e a praça fica mais bonita”, declarou a dona de casa Sileuza Castro que, acompanhada da família, visitou a Praça Tancredo Neves na noite desta quinta-feira (25).

Entre os visitantes estava também o casal Maria Aparecida Ferreira e Leonardo Souza, que aproveitou para registrar a noite não apenas na memória, mas também guardar as lembranças nas fotografias. Para Aparecida, a beleza da praça é digna de muitos elogios não só dos conquistes, mas dos turistas que vêm de outras cidades e estados. E Leonardo Souza destacou ainda a diversidade da programação. “Os ternos de reis e shows ao vivo são muito importantes e eu mesmo estou curtindo, com certeza”.
- Maria Aparecida e Leonardo
- Sileuza e família
Além da iluminação, que conta com milhares de microlâmpadas espalhadas por túneis, totens iluminados, cortinas aéreas e outros adereços temáticos de Natal, a tradição e fé do terno de reis. “Os três reis santos” também chamaram a atenção dos visitantes.
Para quem se apresenta, o momento é também de compartilhar alegria e esperança. Como afirma o mestre Valdomiro de Jesus, 69 anos, que, seguindo os passos dos avós e pais na folia de reis, celebra o nascimento de Jesus. “Graças a Deus eu estou feliz de participar do Natal, desfilar na praça e cantar no presépio”, disse.

Quem também demonstrou alegria com o momento foi o estudante Ramon de Almeida, de 14 anos. Ele, que é o mais jovem componente do terno “Os três Reis Santos”, destacou a necessidade de continuar com a tradição. “Essa é uma coisa deixada pela minha família e eu acho muito bonita”, ressaltou.
- Os irmãos e mestres de terno de reis Valcedi e Valdomiro
- Ramon
Além do terno de reis, a programação da noite foi marcada pela música do artista conquistense Ramon Band. Dono de uma voz marcante e de uma expressiva presença de palco, Ramon levou para a praça pública um repertório que transitou pela música brasileira e influências internacionais. Na oportunidade, o cantor e compositor também falou sobre a alegria em se apresentar pela primeira vez na Carreta da Cultura. “É diferente de tudo, uma carreta que vai para qualquer lugar e assim nós podemos levar música e arte para qualquer lugar e isso é muito incrível”, ressaltou.

Presente no evento, o assessor municipal de Cultura, Alecxandre Magno, fez um balanço da programação, que começou no último dia 18. “Está sendo um sucesso total, os artistas gostando da experiência de tocar na Carreta da Cultura, a ornamentação, pois a gente vê o brilho nos olhos das pessoas que estão visitando a praça e a Lagoa das Bateias, que está ornamentada, além da zona rural, de onde as pessoas nos mandam vídeos mostrando a ornamentação, só sucesso, relatou”.

Alecxandre Magno
A programação da noite contou ainda com a encenação do Nascimento de Jesus, feita pelo grupo teatral Raízes.
































