Meio Ambiente
Postado em 17 de dezembro de 2025 as 09:00:01
Nesta terça-feira (16), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) realizou uma apresentação no Centro Integrado de Comunicações (Cicom), órgão da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), responsável pelo atendimento de ocorrências de urgência e emergência, por meio dos sistemas de comunicação e videomonitoramento.
A palestra, que abordou temáticas como a biodiversidade da fauna brasileira, tráfico de animais, e, principalmente, o trabalho realizado no Cetas, teve o objetivo de promover conhecimento específico para o atendimento de emergências com animais.

Sede da Cicom
O médico veterinário Aderbal Azevedo destacou a história do Cetas, que existe há 25 anos. “Fomos convidados para falar a respeito do Cetas, como funciona, e falar da importância da sua existência para essa região de Vitória da Conquista, todo o trabalho desenvolvido, do recebimento à soltura, todo manejo que a gente faz de reabilitação dos animais. É muito interessante a gente poder passar um pouco desse conhecimento, dessas informações, de sensibilização com relação à proteção do meio ambiente e dialogar com as instituições públicas é fundamental”.
- Aderbal Azevedo
- Major Valmari Júnior
A ação faz parte de um projeto interno chamado Integra-Cicom, e já recebeu a participação de outras instituições como Bombeiros, Simtrans, e na semana anterior da Ronda Maria da Penha, para tratar de situações que envolvem violência doméstica. Coordenador da Cicom, major Valmari Júnior destacou: “O conhecimento é muito importante porque, quando o atendente receber a ligação, ele vai saber qual o direcionamento, qual o cuidado que deve ter com aquela ocorrência. Além da integração que a gente precisa promover aqui na cidade, a gente tem que estar todo o tempo buscando a integração entre as instituições para que no final a gente tenha um serviço de qualidade prestado para a população”.

Equipes do Cetas e Cicom







