A conversa abordou questões referentes ao desenvolvimento da localidade

No povoado de Saguim, a maior parte da população se dedica ao comércio de hortaliças em feiras na área urbana da cidade – principalmente a do Ceasa e a do bairro Brasil. Quem não é feirante, é lavrador. E a maioria absoluta dos moradores desenvolve simultaneamente as duas atividades. Foi essa a comunidade que o prefeito Guilherme Menezes visitou na tarde desta terça-feira, 5, acompanhado pelos secretários Odir Freire, de Agricultura, e Márcia Viviane Araújo, de Saúde, além do vereador Florisvaldo Bitencourt.

“Estamos aqui para conversar”, esclareceu o prefeito no início do bate-papo com os representantes do povoado. “O Governo Municipal está se colocando à disposição de vocês para discutir, olho no olho, e dar as devidas respostas”, disse o prefeito, destacando o caráter participativo da Administração Municipal.

Márcia Viviane Araújo, secretária municipal de Saúde

E foi o que ocorreu. Após ouvir as demandas apresentadas pelos moradores, a secretária Márcia Viviane explicou que o povoado de Saguim receberá, em breve, um posto de saúde. A obra está incluída nas 11 unidades que serão construídas na zona rural, com recursos próprios do município. O terreno para a construção do futuro posto de Saguim já foi adquirido, as devidas medições já foram feitas. Resta, agora, que seja assinada a ordem de serviço – o que será feito tão logo se encerre o processo licitatório que escolherá a empresa responsável pela construção dos postos. “O Governo Municipal se preocupa com o homem e com a mulher que vivem no campo”, observou a secretária.

Odir Freire, secretário municipal de Agricultura

Quando os moradores solicitaram a limpeza de aguadas e açudes na região do povoado, o secretário municipal de Agricultura tomou nota do pedido. O compromisso foi, então, assumido. “Para a Administração Municipal, será um prazer limpar essas aguadas, pois sabemos que isso vai gerar novas divisas para a comunidade”, afirmou Odir.

Osmar Novaes, lavrador

‘Participação direta’– Morador do Saguim desde que nasceu, o lavrador Osmar Novaes, 50 anos, mostrou-se satisfeito com os encaminhamentos feitos a partir da reunião. “Foi ótimo. Com certeza, as demandas da nossa comunidade serão solucionadas. Não tenha dúvidas disso”, disse Novaes, que é membro do conselho local de saúde.

Florisvaldo Bittencourt, vereador

O vereador Florisvaldo Bitencourt, responsável por intermediar o contato da comunidade com o Governo Municipal, teve impressões semelhantes. “A avaliação é extremamente positiva”, observou. “Os moradores trouxeram suas demandas, e todas foram encaminhadas. É uma reunião da qual todos nós saímos satisfeitos, acima de tudo porque a população participou diretamente da Administração Municipal”.