Educação
Postado em 2 de dezembro de 2025 as 10:00:04

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da equipe da Busca Ativa Escolar (BAE), realizou nesta segunda-feira (1°) uma reunião com as famílias venezuelanas da etnia Warao, que atualmente residem no Povoado de Itapirema. A iniciativa teve como objetivo promover diálogo, orientação e reforçar o compromisso com o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola, prevenindo situações de evasão e abandono escolar.
A atividade contou com a participação de adultos e crianças e foi desenvolvida de forma integrada, garantindo que todos pudessem tirar dúvidas e se expressar. “A equipe destacou a importância da frequência regular às aulas para o desenvolvimento escolar, especialmente das crianças em fase de alfabetização, e explicou como é realizado o acompanhamento da frequência pela BAE”, explicou a assistente social da BAE, Adelmita Oliveira.
Durante o encontro, foram repassadas informações sobre o direito à educação e a necessidade de manter as crianças e adolescentes frequentando a escola. A equipe também esclareceu dúvidas e distribuiu materiais informativos.
A ação integra as diversas estratégias que a Busca Ativa Escolar da Smed vem realizando no enfrentamento à infrequência, ao abandono e à evasão escolar, com atenção especial a grupos em situação de maior vulnerabilidade social.





