Em alusão ao Novembro Azul, campanha mundial dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) promoveu, ao longo do mês, uma série de ações voltadas à promoção da saúde física e mental.

Palestra com o médico urologista

Aos colaboradores, foram ofertadas consultas e exames, como PSA, hemograma, colesterol total e frações e glicemia. Na última quarta-feira (26), foi realizado um momento de cuidados e integração para os colaboradores. A iniciativa aconteceu no auditório do Hospital Municipal Esaú Matos e reuniu profissionais de diferentes setores.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a diversos serviços, como liberação miofascial, ventosaterapia, acupuntura, massagem. Na oportunidade, também foi ministrada uma palestra com o médico urologista Marcelo Gomes.

Segundo o técnico de segurança do trabalho da FSVC e organizador da ação, Carlos Adriano Lucena, o objetivo foi aproximar os colaboradores do tema e estimular o autocuidado. “Sabemos que muitos homens ainda enfrentam tabus quando o assunto é saúde. Com essa ação, buscamos quebrar paradigmas, oferecer informação e criar um espaço de interação, permitindo que eles saiam da rotina de trabalho e tenham acesso a cuidados essenciais incentivados pelo Novembro Azul”, afirmou.

Entre os participantes, o clima foi de gratidão e entusiasmo. O agente de portaria Caio Vitor Ferreira foi um dos primeiros a chegar e aprovou a iniciativa. “Isso aqui é sempre bem-vindo! Nosso dia a dia é muito corrido e estressante, então ter um momento de relaxamento e ainda poder realizar exames é muito importante para nós”, destacou.

As atividades de relaxamento corporal foram algumas das mais procuradas. Fisioterapeutas da Clínica Municipal de Reabilitação atuaram na ação, oferecendo técnicas que promovem alívio das tensões e melhora do bem-estar geral. O fisioterapeuta Rômulo Lopes explicou os benefícios: “Estamos realizando ventosaterapia e liberação miofascial, que contribuem para o relaxamento muscular e melhoram o desempenho funcional do corpo. São técnicas que fazem muita diferença no dia a dia dos trabalhadores.”

Mais uma vez, a parceria com a Unex reforçou o caráter educativo da campanha. Estudantes do curso de Enfermagem participaram da ação, acompanhados pelo professor e enfermeiro do Esaú Matos, David Almeida, que destacou o impacto positivo da colaboração. “É uma troca muito rica. Os alunos aprendem, mas também ensinam e contribuem com os funcionários e pacientes. No Novembro Azul, reforçamos a importância dos exames preventivos e do cuidado integral com o homem. Todos ganham com essa integração”, afirmou.