A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou nesta terça-feira (25), a última formação do ano para professores, coordenadores, gestores e monitores, dos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), creches e escolas que atendem crianças de 4 e 5 anos. O evento aconteceu em parceria com a Mind Lab, no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna, e abordou o tema “Competências Socioemocionais na Prática Docente: o que cultivamos, ensinamos”.

A formadora da Mind Lab, Roberta Ginez de Almeida, afirmou que o trabalho socioemocional impacta totalmente dentro da sala de aula. “Conforme o professor vai se regulando emocionalmente, consegue passar essa modulação para o aluno, porque ele é o espelho da criança. Então, ele acaba modulando. Eu consigo transformar, fazer com que a sala de aula seja mais tranquila, mais participativa, onde as crianças estejam mais engajadas para o processo de aprendizagem”.

Para a coordenadora de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, Júlia Alves, a competência socioemocional foi o tema escolhido para a culminância das formações, dada a importância desse tema. “Não somente para o trabalho com a criança, mas também para o desenvolvimento dessas competências no professor”.

Professora da turma de três anos no Cmei Antônio Moura Pereira, Linamara Couto disse ser muito importante falar a questão socioemocional, não só do professor, mas o que envolve uma sala de aula. “As crianças muitas vezes chegam emotivas, cada um com suas individualidades, com seus pequenos problemas vivenciados. E você tem que parar um pouco para entender o que cada um traz consigo”.

Mind Lab – empresa pioneira no Brasil em educação socioemocional, preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e presente em mais de 140 municípios no país, tanto em escolas públicas como privadas.

Crianças do Cmei Prof.ª Edna Gomes Ribeiro fizeram uma apresentação musical na abertura