Pessoas em situação de rua tem representação e voz ativa no Comitê Municipal

O Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua – VDC) realizou, nesta segunda-feira (24), a eleição dos representantes da população em situação de rua que irão compor o colegiado. Puderam participar da eleição, pessoas em situação de rua que são acompanhadas pela rede de proteção social do município. A assembleia para escolha dos novos membros aconteceu no auditório da Praça CEU e definiu um representante titular e um suplente para integrar o comitê.

O Comitê Pop Rua é responsável por acompanhar e propor ações relacionadas à política municipal para a população em situação de rua. Ele é formado por representantes do Governo Municipal, do Sistema de Justiça, do Sistema de Garantia de Direitos, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, do Fórum Municipal da População em Situação de Rua, da Segurança Pública e da Sociedade Civil.

Para a coordenadora da Proteção Social Especial da Semdes, Tainá Alves, a eleição reforça o compromisso do município com a participação direta das pessoas que utilizam os serviços. “Esse momento simboliza a importância de garantir que as decisões sobre políticas públicas contem com a presença ativa de quem vive essa realidade no cotidiano. A participação dos usuários fortalece a construção coletiva, orienta melhor as ações do município e reafirma que eles são sujeitos de direitos, com voz e protagonismo”, destacou.

A assistente social da Defensoria Pública do Estado (DPE), Deborah Santana, avaliou o processo como um avanço significativo. “É uma grande responsabilidade e também uma honra participar como membro do Comitê. A assembleia realizada hoje, em Vitória da Conquista, demonstra a força da participação social e o compromisso com a construção coletiva de políticas públicas. A eleição dos usuários fortalece a representatividade, garante que as decisões considerem a voz de quem vive essa realidade e torna nosso trabalho mais humano, justo e eficaz. Estar aqui é defender direitos, promover dignidade e contribuir para transformar vidas”, afirmou.

Rômulo César é usuário dos serviços voltados à população em situação de rua do município e participou da eleição para escolher o seu representante. Ele também destacou a importância do momento. “Gostei muito desse processo. Para mim, isso é importante, para que nós possamos ter mais segurança e para que o trabalho feito pela Prefeitura continue se fortalecendo. Me sinto representado e espero que esse trabalho maravilhoso siga adiante”, disse.