Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Erathóstenes Menezes, localizada no distrito de Iguá, a cerca de 18 km de Vitória da Conquista, participaram do início das atividades do Projeto Crescer, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). As ações seguem até sexta-feira (28).

Durante o encontro, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ocorreu uma oficina sobre inteligência artificial aplicada ao contexto da empregabilidade. A ação contou com a presença de 48 estudantes de diversas localidades da zona rural, como os povoados de Farinha Molhada, Olho d’Água dos Monteiros, Boa Vista, São Matheus, Lagoa Formosa, Cachoeira dos Porcos, Rancho Alegre, Quatis da Fumaça, Pé de Galinha, Lagoa do Boi, Viana e Cavalo Morto. 

Para o coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, o Projeto Crescer descentraliza o acesso à formação profissional, ampliando oportunidades para jovens que vivem em comunidades mais distantes. “O projeto oferece qualificação para a nossa juventude, levando conhecimento sobre o mercado de trabalho, para que eles possam entender e perceber como e onde atuar”, destacou.

Ao longo da semana, os participantes terão acesso a ferramentas e conteúdos voltados à identificação de oportunidades e desafios do mercado de trabalho, além de atividades que possam garantir emprego e renda. 

Confira a programação: 

Quarta-feira (26/11)

Palestra: Processo Seletivo: a porta de entrada para o mercado de trabalho

Horário: 10h às 11h40

Responsável: Lígia Ferraz

Tarde

Oficina: Fotografia Mobile: um novo olhar

Responsável: Christian

Quinta-feira (27/11)

Palestra: Protagonismo Jovem: Empreendedorismo e Tecnologia

Horário: 10h às 11h40

Responsável: Danilo Anunciação

Tarde

Oficina: Aprendendo a controlar as finanças pessoais

Responsável: Hudson

Sexta-feira (28/11) – Tarde

Oficina: Processo Seletivo: a porta de entrada para o mercado de trabalho

Responsável: Ana Maria

O Projeto Crescer, desenvolvido para atender às demandas de qualificação profissional e apoiar o ingresso de jovens no mundo do trabalho, está em sua primeira edição e deve contemplar, até o final das formações, 70 estudantes do último ano do Ensino Fundamental II.