Notícias
Postado em 11 de novembro de 2025 as 17:03:32
Em resposta aos danos ocasionados pela chuva do último domingo, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), realizou diversas intervenções para reduzir os efeitos causados pela forte precipitação que resultou em alguns transtornos para a cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo, as equipes de limpeza estão atuando de forma integrada, priorizando as áreas mais afetadas. “Os trabalhos incluem a retirada de entulhos, desobstrução de canais, recolhimento de resíduos arrastados pela enxurrada e nivelamento de vias danificadas. A expectativa é que, com a continuidade das ações nos próximos dias e a melhora nas condições climáticas, a situação seja gradualmente normalizada”.
As ações foram intensificadas para promover a limpeza e desobstrução de canais pluviais e bocas de lobo, retirada de terra e lama acumuladas nas vias que ficaram alagadas, e o recolhimento de resíduos sólidos e manejo de árvores que caíram em decorrência da força da chuva e dos ventos. Os pontos em que foram classificados como mais críticos e registraram grande volume de água, como a Avenida Caracas e o Canal do Santa Cecília, tiveram ações de desobstrução desde as primeiras horas após a chuva.
Os serviços foram concentrados nas áreas mais afetadas, por exemplo, a limpeza das bocas de lobo ocorreram principalmente na Avenida Olivia Flores e nos bairros Urbis IV e Centro. Foram retirados os acúmulos de terra dos locais mais atingidos pela chuva e com grandes focos de alagamento, como a Avenida Brumado e o bairro Jurema.
A coleta ocorreu em diversos pontos da cidade, e foram utilizadas 6 caçambas para recolher os resíduos, entre eles, materiais inservíveis retirados de residências atingidas por enxurradas, além de materiais orgânicos e lixo comum carregados pela correnteza. Foram registradas quedas de árvores nas zonas Rural e Urbana, no Povoado de Iguá e no bairro Urbis I. As equipes de poda já atuaram na remoção dos galhos, nenhum dos casos deixou vítimas.
- Iguá
- Urbis I
Coordenador de Limpeza da Sesep, Beto Fagundes completou que os trabalhos cotidianos e de coletas estão normalizados. “Estamos com todos os nossos esforços pessoais, com quase 300 pessoas envolvidas, todos os nossos equipamentos junto com a nossa parceira na área de limpeza pública urbana, que é a Torre; ontem colocamos um compactador passando fora da rota normal para coletar os sacos que foram espalhados pelas ruas e avenidas, estamos todos empenhados e atentos para novas chuvas”, finalizou.













