Defesa Civil
Postado em 7 de novembro de 2025 as 12:35:38
Nesta sexta-feira (7), após as chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Meio Ambiente (Semma), realizou intervenções em pontos da cidade afetados pelas chuvas.
As ações incluíram a manutenção na Via 3, no bairro Vila Elisa, pela Seinfra, e a desobstrução de estradas na região de Lagoa das Flores, pela Semma. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o município registrou, nas últimas 24 horas, uma média de 5,87 mm de chuva. O maior volume foi medido no Estádio Lomanto Júnior (8,12 mm), seguido pelos bairros Patagônia (7,60 mm), Recreio (5,21 mm), Centro (4,59 mm) e Bruno Bacelar (3,82 mm).
- Manutenção da Via 3, no bairro Vila Elisa
- Desobstrução de estradas na Lagoa das Flores
Retrospecto das chuvas
Na quinta-feira (6), foram registradas precipitações em diferentes pontos da zona urbana e rural. Na Rua Principal do bairro Vila Elisa, algumas residências construídas abaixo do nível da rua ficaram alagadas. Já em Lagoa das Flores, a chuva veio acompanhada de granizo, fenômeno que ocorre quando as gotas de água congelam nas nuvens do tipo cumulonimbus, de grande altitude.
No distrito de Bate-Pé, as chuvas foram isoladas e de intensidade moderada, atingindo povoados como São Joaquim, Gameleira, Laranjeiras, Cachoeira das Araras, Olho d’Água da Serra e Matinha. Em outras localidades não houve registros de precipitação ou intercorrências.
A Defesa Civil esclarece que a queda do muro de uma oficina, localizada na Rua Paraguai, bairro Jurema, não foi causada pelas chuvas, como foi divulgado por alguns veículos de comunicação local.







