Um dia histórico para a Educação de Vitória da Conquista. A sexta-feira – 7 de novembro de 2025 – ficará marcada pelo comprometimento com a formação das gerações presentes e futuras do município. Na semana em que celebra os 185 anos de emancipação política, a cidade recebeu a 100ª unidade escolar totalmente revitalizada pelo Governo Municipal desde 2021. A Escola Municipal Zulema Cotrim, no loteamento Jardim Guanabara, foi entregue à comunidade numa cerimônia com muita emoção, gratidão e reconhecimento por quem faz a educação.

Além da entrega oficial da requalificação da unidade de ensino, o evento também contou com o lançamento do projeto “Escola + Segura”, com o objetivo de garantir um ambiente escolar seguro e propício ao desenvolvimento integral de todos os seus membros, além da premiação para os estudantes que participaram do concurso de redação “Minha Conquista: a melhor cidade para viver na Bahia”.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do vice-prefeito, Aloisio Alan, do secretário de Educação, Edgard Larry, do comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, e demais membros do governo. A Câmara de Vereadores foi representada pela vereadora Lara Fernandes.

No início da solenidade, uma apresentação musical de um cordel de autoria dos alunos emocionou a todos os presentes, numa homenagem aos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista.

A prefeita Sheila Lemos começou a sua fala agradecendo aos pais dos estudantes, por confiarem a educação de seus filhos e serem ativos na comunidade escolar, e a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que trabalha dia e noite para que os jovens possam aprender e sonhar. “A escola não é apenas um local para estar se aprendendo matemática, português, ciências. Aqui, nós pavimentamos caminhos para que o sonho de vocês se realize. Pra que chegássemos a esse número de 100 escolas revitalizadas, teve o primeiro dia, a primeira escola requalificada lá atrás. Envolveu muito trabalho, reformar, demolir, construir. Isso foi feito com o trabalho de servidores públicos, homens e mulheres que trabalham incansavelmente pelo nosso município”.

Para a gestora, o investimento nas escolas, juntamente com outras políticas e equipamentos públicos, traz benefícios que vão além do aprendizado. “Conquista é a cidade mais segura da Bahia, mas ninguém faz segurança pública só com forças de segurança e com o poder público. Tem que ser toda a comunidade trabalhando junto. A gente faz segurança pública quando oferece escola de qualidade, Cras nos territórios mais vulneráveis, iluminação e limpeza pública”, disse a prefeita, que finalizou com mais um agradecimento aos profissionais da Smed. “Meu muito obrigado a toda a equipe da Secretaria de Educação. Vocês são guerreiros e guerreiras que trabalham com muito amor e carinho para que a gente possa fazer essa cidade cada dia melhor para se viver”.

Vice-prefeito, Aloisio Alan fez um pedido aos estudantes e aos familiares para que zelem pelo espaço da escola, e afirmou que o compromisso da Prefeitura Municipal é oferecer as melhores condições para que as crianças se desenvolvam. “Essa é uma escola de tempo integral, e os alunos passam mais tempo aqui do que em casa. Estamos dando estrutura requalificada, alimentação com nutricionista, material didático e mais oportunidades para que eles sejam engenheiros, odontólogos, pedagogos, o que quiserem. O legado que fica para os próximos gestores é de manter esse nível de comprometimento”.

Em um discurso emocionado, o secretário de Educação, Edgard Larry, declarou que os estudantes são a razão para o trabalho dia e noite dos profissionais da Smed e de toda a Prefeitura. “Vocês que fazem os nossos olhos brilharem, nos motivam para trabalhar incessantemente. Gostaria de agradecer especialmente aos servidores da Smed, porque eles fazem o dia a dia da educação no município, planejando estratégias e atuando presencialmente nas escolas. O Governo Municipal tem a coragem de  colocar a Educação no centro das prioridades, e transforma prioridade em ação. O 100 não é apenas um número, mas um marco que mostra que conseguimos. 100 escolas requalificadas, 100 portas que reabrem renovadas”.

Diretora da escola Zulema Cotrim, Gilmara Dantas celebrou as melhorias alcançadas com a revitalização. “Desde a inauguração dessa escola, era um sonho ter uma cobertura como essa, e olha como está linda. Hoje é um dia muito especial para a nossa comunidade escolar, de gratidão. Este é um espaço que há tantos anos forma cidadãos, transforma vidas e acolhe com muito carinho cada aluno que por aqui passa. Mais do que um prédio bonito e renovado, o que celebramos hoje é o cuidado com a educação pública. Cada detalhe dessa revitalização foi pensado para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e inspirador aos estudantes”.

A vereadora Lara Fernandes, representando a Câmara Municipal, destacou a importância da escola para a comunidade. “São 337 estudantes passando o dia todo aqui, fazendo refeições, e a estrutura agora foi ampliada e melhorada, com a cobertura, parquinho, espaços lúdicos. Saúdo a toda a equipe de trabalho da escola, que se empenha e faz a escola acontecer”, disse a vereadora, que entregou uma moção de aplauso a todos os profissionais da unidade escolar, em nome da diretora Gilmara.

Representando as mães e pais da escola, Layla Sacramento também usou a palavra para agradecer por uma ocasião tão especial. Mãe dos alunos Benjamin e Maria Júlia, ela conta que viu os irmãos estudarem na escola, e agora pode ver os filhos construindo o futuro. “A escola está com uma estrutura melhor, esses toldos que colocaram tanto na área interna quanto na área externa, vai ser melhor para a atividade física deles, então é um motivo de alegria para nós, pais, recebermos uma escola melhorada. A  Zulema Cotrim é uma escola reconhecida na cidade, meus irmãos estudaram aqui e hoje são os meus filhos, então é um motivo de muita alegria receber a escola revitalizada”.

Projeto Escola + Segura

Durante a cerimônia, a prefeita Sheila Lemos realizou a assinatura do decreto que institui o projeto “Escola + Segura”, com o objetivo de estabelecer um ambiente escolar mais seguro e tranquilo para toda a comunidade educacional. O projeto abrangerá todas as escolas da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, envolvendo Segurança Física (infraestrutura e monitoramento); Segurança Comportamental, com foco na prevenção da violência e disciplina; Segurança Digital, abrangendo o uso consciente da internet e a prevenção do cyberbullying; Comunicação e Parceria, envolvendo pais, Polícia Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar; e Formação e Capacitação da comunidade escolar.

Prefeita assina o decreto

A Secretaria Municipal de Educação será responsável pela coordenação geral e supervisão da execução do Projeto Escola + Segura, bem como pela alocação de recursos necessários. A Guarda Civil Municipal fornecerá apoio e suporte à execução das atividades de segurança nas Unidades Escolares.

Comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos destacou a importância da colaboração de todos na construção de um ambiente mais seguro, nas escolas e em todo o município. “Segurança pública não se faz só com as forças de segurança, é preciso a participação de toda a sociedade. O ambiente das escolas contribui para a melhora da segurança pública, desfavorece o crime. Por isso estamos lançando o Projeto Escola + Segura, com monitoramento inteligente, utilizando equipamentos como câmeras, totens de segurança, e o apoio dos nossos agentes. Conquista é a cidade mais segura da Bahia, e pode melhorar”.

Premiação do Concurso de Redação

O final da cerimônia contou com a premiação dos estudantes que participaram do concurso de redação “Minha Conquista: a melhor cidade para viver na Bahia”. Segundo a prefeita Sheila Lemos, a ideia para o concurso surgiu de uma indagação sobre como as novas gerações enxergam a cidade, buscando entender o sentimento das crianças, além de valorizar o ato de se escrever, que é tão importante no desenvolvimento. “Queremos que elas sigam tendo orgulho de serem conquistenses, de morar na cidade. Espero que elas tenham um futuro brilhante e que, nesse futuro, Conquista ainda seja a melhor cidade da Bahia para se viver, quem sabe do Brasil”, afirmou a prefeita.

1º lugar: Maria Luiza Santos – Escola Municipal Marlene Flores

2º lugar: Elisabete Santos Brito – Escola Municipal Carlos Santana

3º lugar: Nádila Oliveira dos Santos – Escola Municipal Rui Barbosa (Cercadinho)

Alunas premiadas

As estudantes premiadas receberam um kit com placa em homenagem às respectivas escolas, certificado de premiação e um tablet novo para auxílio nos estudos. “Tivemos uma aluna premiada de Cercadinho, o distrito mais distante da nossa sede, o que mostra que a educação chega com qualidade até ao ponto mais longe do município”, encerrou a prefeita Sheila Lemos.

Requalificação

As intervenções na escola contemplaram a construção de cobertura metálica, muro e calçada, reparos em alvenaria, revisão de portas, fechaduras e reestruturação completa das redes elétrica e hidráulica, instalação de esquadrias em blindex, de revestimento cerâmico e de forro em toda a unidade, readequação de espaços internos, revitalização dos sanitários, e pinturas geral e lúdica. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 800 mil.

A Escola Municipal Zulema Cotrim atende 337 alunos, com um total de 14 turmas, sendo duas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e 12 de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.