Desenvolvimento Social
Postado em 3 de novembro de 2025 as 14:25:06
Para aproximar os serviços públicos das comunidades mais distantes, o Cras 7 – Nossa Senhora Aparecida – realizou nesta segunda-feira (3), no bairro Lagoa das Flores, uma ação comunitária para a garantia de direitos e cidadania. A atividade contou com uma importante parceria intersetorial entre diversas secretarias municipais, facilitando o acesso da população a serviços essenciais.

A gerente do Cras 7, Kelly Newton, explicou que a ação é necessária devido à distância da sede, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida. “Realizamos hoje as atividades de garantia de direitos para a população de Lagoa das Flores. Por essa razão, as ações comunitárias são realizadas nas localidades, a fim de oferecer os serviços que disponibilizamos”, afirmou a gerente.
A ação contou com serviços das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, e de Políticas para as Mulheres. Entre os serviços oferecidos, destacaram-se: atualização do CadÚnico, pesagem e medição de crianças participantes do programa Bolsa Família, atualização de caderneta de vacinação, aferição de glicemia e pressão arterial, serviços de Odontologia e rodas de conversa, além de informações sobre o programa Busca Ativa Escolar, procedimentos para matrícula e frequência escolar, empreendedorismo, conscientização e orientação sobre os direitos das mulheres.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela comunidade, que encontrou facilidade em resolver pendências e acessar atendimentos de saúde. “É muito positivo iniciar a semana com ações como esta porque aqui precisa. Eu compareci para atualizar o meu Bolsa Família. O nosso Cras é no Nossa Senhora Aparecida e esqueci de atualizar já faz dois anos. Agora já consegui. Valeu muito”, ressaltou Aulezir dos Santos.
Andréia Prates Nascimento, moradora da Fazenda Jaraguá, localizada no Distrito Industrial, expressou sua satisfação: “Meu benefício foi bloqueado esse mês, eu teria que ir lá no Cras resolver, só que aí com essa ação aqui ficou bem mais fácil pra gente, por conta do horário e da facilidade que teve por ser mais próximo de casa”. Além de atualizar o CadÚnico, os meninos foram pesados e receberam orientações sobre a saúde bucal. “Foi perfeito”, conclui a dona de casa.
- Gerente do Cras
- Aulezir
- Andreia
- Miriam
Outra moradora de Lagoa das Flores, Miriam Silva, também elogiou a ação: “Maravilhoso, muito bom. Seria ótimo se houvesse mais eventos como este. Meu filhos e sobrinhos já passaram pela dentista, vão tomar vacina e agora faremos o cadastro único. Também farei atendimento psicológico. Ajudou muito a comunidade aqui”. Miriam estava acompanhada de dois filhos e dois sobrinhos.





















