Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista e da Câmara Municipal realizaram nesta quarta-feira (29), uma visita técnica à área do Cristo de Mário Cravo, situada na Serra do Periperi, para alinhamento dos últimos detalhes da estrutura para realização da 1ª Missa do Vaqueiro que acontece no sábado, 1º de novembro.

Representantes em visita técnica no Cristo de Mário Cravo

Estiveram presentes na visita, o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, os vereadores Luís Carlos Dudé e Subtenente Muniz, o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, o secretário Luís Paulo Santos, além de representantes do Simtrans e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, e o chefe do Cerimonial da Prefeitura, Célio Santos.

O Secretário da Casa Civil destacou a importância do planejamento e a expectativa da organização:  “A realização dessa 1º Missa do Vaqueiro a ser realizada em nossa cidade, nós temos por obrigação de fazer o melhor e a expectativa é muito positiva, teremos centenas de vaqueiros  de toda a região presentes nesse evento e não poderíamos deixar de fazermos essa reunião preliminar para ajustar todas as logísticas  para que saia da forma que a gente pensou e deseja que ocorra”.

Já o vereador Carlos Dudé, definiu o significado que essa comemoração tem para nossa cidade. “A expectativa é muito grande, porque a Missa do Vaqueiro entrou no calendário oficial  das comemorações do aniversário dos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. Eu quero agradecer a todo o corpo da Prefeitura Municipal, esse é um evento que a cidade abraçou. A responsabilidade é muito grande, mas a gente fica muito feliz com tudo isso”.

A parte técnica da estrutura é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura: “Vamos ter uma separação para os cavalos e para os cavaleiros, teremos também a estrutura dos banheiros, o som, o palco, ou seja, a estrutura completa para que aconteça a Missa do Vaqueiro, que é uma festa que está sendo muito aguardada”, disse Alecxandre Magno.

O evento é uma realização do mandato do vereador Luís Carlos Dudé e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo é arrecadar fundos para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jurema. O evento começa às oito horas, no Cristo de Mário Cravo, com a presença de 50 vaqueiros encourados para a apresentação simbólica, seguida da celebração eucarística, marcada para as 9h.

Representantes em visita técnica no Cristo de Mário Cravo

Após a bênção dos vaqueiros, os vaqueiros e cavaleiros seguirão em cavalgada pela Rua do Cruzeiro, Praça Sá Barreto, ruas João Pessoa, Siqueira Campos, Rosa Cruz e Jorge Teixeira, até o Estádio Municipal Lomanto Júnior, um momento de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida.

E a partir das 14h, o evento segue com shows no Parque de Exposições Teopompo de Almeida,l com Rivelino Lima, Rony Barbosa, Netinho do Forró e Edigar Mão Branca. A entrada para pista será solidária, mediante um quilo de alimento não perecível, e camarote, R$ 40,00 ou um saco de cimento.

A Missa do Vaqueiro é uma iniciativa que visa valorizar a fé e a cultura do povo sertanejo.