Educação
Postado em 29 de outubro de 2025 as 13:54:42
A manhã desta quarta-feira (29) foi de celebração, reconhecimento e emoção no salão de eventos Limão Doce, durante a cerimônia de premiação do 14º Concurso Cultural do Instituto Sicoob, que neste ano teve como tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”.

O concurso foi dividido em quatro categorias: desenho, texto narrativo, poema e quadrinhos, com atividades adaptadas às diferentes faixas etárias e níveis de ensino. Mais de 1.900 alunos de 17 escolas dos municípios de Vitória da Conquista, Encruzilhada e Itarantim participaram desta edição, que tem como objetivo estimular a criatividade, a leitura e a escrita entre estudantes da educação básica, além de promover o cooperativismo e os valores humanos.

Entre os 12 estudantes premiados na etapa regional, duas alunas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista se destacaram: Valentina Vitória Santos, da Escola Municipal Maria Leal, do povoado de Capinal, vencedora na categoria Desenho, e Ester Dias Neres, da Escola Municipal Helder Thomaz, do bairro Nova Cidade, premiada na categoria Texto Narrativo.

Ester, Larry e Valentina
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, participou da cerimônia e elogiou o empenho das escolas e dos professores da Rede Municipal de Ensino. “Para nós, é motivo de muita satisfação. É a certeza de que o nosso professorado vem trabalhando com qualidade e dedicação, e nossos alunos estão mostrando os frutos dessa aprendizagem. Começamos com poucas escolas e hoje temos uma participação expressiva, com milhares de alunos envolvidos. Este evento é o resultado de um trabalho educativo e cooperativo que já atinge mais de 20 mil estudantes”, declarou Larry.

Para a mãe de Valentina, Silvane Meira, foi uma grande e feliz surpresa saber que a filha havia sido selecionada entre participantes de diversos municípios. “Sabíamos que ela estava participando, mas não imaginávamos que chegaria tão longe. São 15 cidades e muitas crianças envolvidas. Valentina sempre gostou muito de desenhar, e a escola sempre a incentivou. Quando recebemos o vídeo com o anúncio de que ela foi contemplada, foi uma explosão de alegria e emoção. Estamos muito orgulhosos”, disse Silvane.

Mávila (segunda à direita) e equipe da Smed
A professora Mávila Teixeira, da Escola Municipal Helder Thomaz, comemorou o reconhecimento da aluna Ester Dias Neres, destacando a dedicação e o interesse da estudante pela leitura e pela escrita. “Ester sempre se destacou pelo gosto pela leitura e pela curiosidade. Quando propusemos o concurso, toda a turma participou, e ela demonstrou um talento diferenciado. Foi uma grande alegria saber que a redação dela foi selecionada entre tantas outras. Eu estou afastada, por licença-maternidade, mas fiz questão de estar presente na premiação, porque a escola precisa caminhar junto com a família e com a comunidade. Esse resultado mostra que nossa rede é um celeiro de talentos”, afirmou a professora.

Paulo César
O presidente regional do Sicoob, Paulo César de Oliveira, ressaltou o crescimento e o impacto do Concurso Cultural ao longo dos anos, além da parceria consistente com o município de Vitória da Conquista. “A parceria com a Prefeitura é excelente, especialmente pelo apoio da Secretaria Municipal de Educação, que sempre prestigia o evento. O secretário Edgard Larry está presente todos os anos, e isso faz diferença. Hoje, o concurso atinge cerca de 22 mil crianças, e o Instituto Sicoob, como um todo, alcança mais de 30 mil em 15 municípios da região. Mesmo sendo um projeto regional, Vitória da Conquista é o nosso foco principal, e essa parceria com o município é muito forte”, destacou Paulo César.





