A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza, nesta sexta-feira (17), mais uma edição do Curso de Manejo e Planejamento de Hortas Comunitárias, voltado para agricultores das quatro hortas comunitárias urbanas, localizadas nos bairros Jardim Valéria, Kadija, Recanto das Águas e Vila América. As atividades terão início às 8h, no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), situado à praça Tancredo Neves.

Promovido pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o curso tem o objetivo de incentivar e apoiar os produtores de hortaliças de Vitória da Conquista, por meio da promoção de treinamento que agregue conhecimento técnico para melhorias no manejo e cultivo das hortas comunitárias.

Segundo a coordenadora da Cosan, Karine Barros, apoiar os agricultores com a oferta de capacitação é uma das estratégias do Governo Municipal para fortalecer a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) em Vitória da Conquista. “Este curso é uma importante ferramenta para incentivar a criação e manutenção desses espaços de produção, que ampliam a oferta de alimentos saudáveis e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de insegurança alimentar”, explicou Karine Barros.

Durante o curso, serão debatidos temas como técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis nas hortas comunitárias, reaproveitamento de alimentos para redução de desperdícios, geração de renda, entre outros. As palestras serão ministradas pela professora doutora Sandra Elizabeth de Souza, e pela nutricionista Flávia Chaves Rezende, da Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A abertura do curso contará com a presença de membros da gestão municipal, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), especialistas palestrantes e agricultores das hortas comunitárias dos bairros Kadija, Jardim Valéria, Vila América e Recanto das Águas.

Confira a programação da IV edição do Curso de Manejo e Planejamento de Hortas Comunitárias:

Sexta-feira – 17/10

Local: Auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI)

8h – Credenciamento dos participantes e coffee break;

9h – Mesa solene de abertura;

9h30 – Palestra: Possibilidade de cultivo de cogumelos comestíveis nas hortas comunitárias de Vitória da Conquista. Palestrante: Sandra Elizabeth de Souza (Engenheira Agrônoma, Doutora em Proteção de Plantas FCA/Unesp, Professora da Uesb – Campus Vitória da Conquista);

11h – Palestra: Comida não é lixo: reaproveitamento de alimentos na redução de desperdício. Palestrante: Flávia Chaves Rezende (Nutricionista que atua na Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional – SMS);

12h – Almoço;

14h – Oficina de capacitação: Nada se perde, tudo se transforma: Oficina de receita anti – desperdício. Facilitadora: Flávia Chaves Rezende (Nutricionista que atua na Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional – SMS);

15h – Encerramento do evento.