Meio Ambiente
Postado em 10 de outubro de 2025 as 16:12:20
O Castramóvel, serviço móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), está realizando atendimentos nesta sexta-feira (10) e sábado (11) para cães e gatos de tutores do conjunto Urbis IV.
A unidade, que está estacionada na Quadra Poliesportiva da Rua B, já registrou uma significativa participação da comunidade. Somente na manhã desta sexta (10) foram realizados 16 procedimentos cirúrgicos, número que deve aumentar até amanhã, segundo informou a equipe de veterinários do Castramóvel. O serviço gratuito oferece castração de cães machos, gatos machos e gatas fêmeas.

O veterinário Pedro Ricardo, responsável pelo atendimento na unidade, destacou a importância do Castramóvel como medida de prevenção e bem-estar animal. “Aqui os animais são atendidos, passam pela cirurgia e saem liberados já com a prescrição de antibiótico e anti-inflamatório”, disse.

Pedro acrescentou que o procedimento é seguro e segue os protocolos veterinários. “A gente sabe que o animal de rua não nasce na rua. Então, essa é uma medida para tentar diminuir a população desses animais, evitando o abandono e promovendo o cuidado responsável”, explicou o profissional.
- Pedro
- Maria
A moradora Maria da Soledade aprovou a iniciativa e destacou o impacto social e de saúde pública do projeto. “Para mim, esse Castramóvel é uma utilidade pública. Ele ajuda na saúde das pessoas e dos pets. Quando há castração, há menos animais doentes e abandonados na rua. É uma forma de prevenção. A castração particular é cara, e esse serviço gratuito é ótimo para todos nós”, afirmou.
Até amanhã, os tutores da Urbis IV que desejarem levar seus pets podem levar originais e xerox do documento de identificação (RG) e comprovante de residência. Os animais precisam estar em jejum de 12 horas de comida e duas horas de água. As cadelas são castradas somente no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizada na Avenida Brumado.







