Com o objetivo de abrir espaço para participação popular na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e na elaboração de projetos e programas prioritários para Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal promoveu, na tarde desta quinta-feira (9), mais uma audiência pública.

O encontro, que aconteceu no auditório da Praça CEU, foi aberto à comunidade e contou também com representantes de diferentes secretarias municipais. A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, apresentou aos presentes o processo e resultados na elaboração do Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública de 2026 a 2029, orientando também na elaboração da LOA. Segundo Geanne, mais de 46 mil respostas foram enviadas por meio da plataforma criada para ouvir as demandas da população.

O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, explicou que a LOA, sendo a estimativa das receitas e a fixação das despesas para o ano seguinte, leva em conta as discussões e orientações sobre a aplicação de recursos sinalizadas no PPA, que também contou com a participação popular em seu processo de elaboração.

Para o diretor financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Edinael Pardim, esses instrumentos de escuta da população são necessários. “São momentos extremamente importantes para que a gente consiga construir a gestão de modo que ela atenda as necessidades indicadas pela população”.

E o mestrando em Geografia, Auristenisson da Mota, que participou da audiência, completou: “a opinião pública precisa ter espaço para que possa, de fato, participar, se sentir integrada e ser também comprometida com a Administração Municipal.