Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista participam de uma reunião estratégica de enfrentamento ao analfabetismo promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

O evento foi realizado nesta terça-feira (30), na sede administrativa do MP-BA, e teve como objetivo discutir perspectivas e possiblidades para o enfrentamento do analfabetismo no Estado da Bahia, no contexto do Programa Bahia Alfabetizada.

Vitória da Conquista, que participou como município estratégico no enfrentamento do analfabetismo, foi representado pelo vice-prefeito, Dr. Aloisio Alan, pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e pelo coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira.

Ronilson, Aloísio Alan e Edgard Larry

O vice-prefeito Aloisio Alan abordou a importância de debater um tema tão importante com a participação de representantes da UPB, do Governo do Estado e do MP-BA, e destacou o engajamento da Prefeitura de Vitória da Conquista na implantação de políticas públicas que visam garantir educação de qualidade para todos, a exemplo da valorização dos profissionais da educação, criação do Centro Municipal de Formação Educacional Raimundo Vianna, melhorias na infraestrutura da escolas, entre outras ações desenvolvidas com o propósito de valorizar a educação. “Temos também um olhar estratégico para a educação inclusiva, com ações já implementadas e outras que ainda estão por vir”.

O secretário Edgard Larry destacou algumas ações que estão sendo desenvolvidas na rede municipal em prol do avanço da alfabetização, como alfabetização na idade certa e o reforço escolar no contraturno. “Também ampliamos o número de escolas que hoje estão funcionando em tempo integral e temos desenvolvido mais ações que vão contribuir para a alfabetização e nas avaliações externas dos indicadores de qualidade”, disse.