Equipe que participou da 18ª edição do Suas na Comunidade

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou neste domingo (28) mais uma edição do programa Suas na Comunidade. A ação ocorreu na sede do distrito de Pradoso e atendeu moradores da localidade e também das regiões da Lagoa de Maria Clemência, Retiro, Baixão, Gameleira, Jurema e Laranjeiras.

O Suas na Comunidade é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias do Governo Municipal, e tem como objetivo ampliar o acesso da população de localidades mais afastadas ou em situação de maior vulnerabilidade social aos serviços da assistência social. Por meio do programa são realizadas ações comunitárias nos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida e também na zona rural de Vitória da Conquista.

Na ação deste domingo, a população pôde acessar serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, da Ouvidoria Municipal, além da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Representando o Governo Municipal, o diretor de Habitação de Interesse Social do Município, Nildo Freitas, destacou a importância do programa. “O Suas na Comunidade tem o papel fundamental de levar a assistência social e outros serviços diretamente às comunidades. Estar presente aqui, na zona rural, significa reduzir as distâncias e garantir que a população tenha acesso a direitos e oportunidades sem precisar se deslocar até a cidade. É dessa forma que fortalecemos a cidadania e valorizamos quem mais precisa”, afirmou o diretor durante o início dos atendimentos.

A abertura da ação contou também com a participação de Leda Maria Rosa, uma das lideranças comunitárias da região e presidente do Conselho Local de Saúde. “É muito bom esse serviço aqui na nossa comunidade. Fico feliz com todos que compareceram. A Prefeitura está aqui para nos ajudar, e nós vamos somar naquilo em que pudermos contribuir”, destacou a moradora.

Além da oferta de serviços, a ação deste domingo contou com três atividades especiais. A primeira foi uma roda de conversa realizada pelas equipes do programa Bolsa Família, que alertaram sobre a importância de cumprir as condicionalidades do programa. Já as crianças participaram de uma roda de conversa sobre combate ao bullying, e as equipes do programa Acessuas Trabalho realizaram uma oficina sobre o mundo do trabalho.

Rosana Oliveira participou da oficina sobre mundo do trabalho e disse que a conversa a ajudou bastante. Ela recomendou que mais pessoas procurem as equipes do Acessuas. “Nem todo mundo pode ir a Conquista acessar os serviços que o Suas traz para perto da gente. Por isso, é de suma importância que essas ações aconteçam não apenas no Pradoso, mas em todas as localidades”, relatou a moradora.

Vinda da comunidade quilombola de Lagoa de Maria Clemência, a senhora Edineide Batista ficou sabendo do programa por meio da sua filha e foi conferir de perto os serviços. “Quando o Suas esteve em Lagoa de Maria Clemência eu não pude ir, aí agora vim para ser atendida pela equipe do Desenvolvimento Rural. Realizei o cadastro da Agricultura Familiar. Isso facilita muito a minha vida, não tive despesa com transporte e passagem e consegui fazer tudo que precisava”, afirmou a moradora.