Novos Conselheiros do CMC

Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC) tomaram posse nesta terça-feira (23), para o triênio 2025-2027. A cerimônia foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados Praça CEU J. Murilo, conforme Decreto nº 23.897 publicado no Diário Oficial do Município. A mesa oficial foi composta pelo secretário Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Eugênio Avelino (Xangai), pelo assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, o presidente do Conselho, Alex Alves Reis (Alex Baducha), e a coordenadora de Economia da Cultura, Maiza Fernandes Leite.

Segundo o secretário Xangai, o Conselho Municipal de Cultura deve seguir aconselhando, examinando e propondo, dentro do possível, novas investidas no meio cultural. “Estamos sempre buscando trazer para o CMC pessoas que têm sugestões e compromisso com as nossas tradições populares, e o conselho é fundamental para a Prefeitura que sempre busca e procura zelar pela preservação da cultura, com a participação da sociedade civil”, disse.

Para Alecxandre Magno, esse é o momento de avançar para que o município tenha o Plano Municipal de Cultura. “Para termos mais recursos do governo e emendas de parlamentares, precisamos do CPF da Cultura. Já temos o conselho e o Fundo Municipal, falta agora o plano”. Ele acrescentou que a próxima remessa de recursos da Lei Aldir Blanc será para a reforma do Teatro Carlos Jeovah. “Com a primeira, adquirimos a Carreta da Cultura. Com a segunda vamos reformar o teatro, e ainda teremos mais três remessas”, disse.

Finalizando seu mandato de presidente à frente do CMC, Alex Baducha considerou sua missão cumprida. “Sabemos dos obstáculos, mas tivemos grandes avanços. Deixamos encaminhado o Plano de Cultura, que provavelmente estará em prática nesse biênio, conseguimos a Carreta da Cultura, que vai facilitar apresentações em nossa região”.

Ao final, a coordenadora de Economia da Cultura, Maiza Fernandes, fez a leitura do decreto de posse dos novos membros do conselho. No próximo encontro do CMC será eleita a diretoria.

Novo Membro do Conselho Municipal de Cultura, representando o Poder Executivo, o coordenador de Equipamentos Culturais da Secult, Wal Cordeiro, falou da importância do Conselho Deliberativo. “Sabemos que para discutir Cultura, precisamos ouvir toda a sociedade. Enquanto integrante do governo, abrimos uma pauta de discussão, vamos discutir as prioridades, aquilo que precisa ser feito no município, para que seja valorizada a cultura como um todo”.

O radialista e advogado Washington Rodrigues foi empossado como representante da sociedade civil. “Os conselhos, que são obrigatórios por lei, são a voz da população para o gestor público, isso ajuda muito na criação de políticas públicas. A cultura é muito importante para qualquer sociedade e um Conselho de Cultura atuante é a certeza de que os anseios e desejos da população vão chegar ao gestor público”, disse, acrescentando que Vitória da Conquista tem uma produção cultural como poucas cidades no Brasil. “Conquista é boa na literatura, na música, dança, teatro, comunicação que não deixa de ser cultura, e é obrigação do CMC e da Secult preservar, mas também levar a população a lembrar que nós temos uma cultura muito forte”.

Segue abaixo a relação do membros empossados.

1) Representantes do Poder Executivo

a ) Genevaldo  Vieira  Cordeiro – membro titular;

b) Adriano Gama Borges – membro suplente;

c) Maiza Fernandes Leite – membro titular;

d) Marley Luciano  Vital – membro suplente;

e) Gleice Kelle  Alves  Pereira  – membro titular;

f) Jeane Mary  Soares  Rocha – membro suplente.

II  –  Representantes do Poder Legislativo

a) Cristiane Santos Rocha Cestari – membro titular;

b) Ricardo Santos Costa – membro suplente;

c) Williams Muniz  dos  Santos – membro titular;

d) Lara de Castro Araújo Fernandes – membro suplente.

III) Representantes da sociedade  civil

a – Abner Israel Marques Freitas – membro titular;

b – Allan Kardec Cardoso Lessa – membro suplente;

c  –  Esdras  Rodrigues  Santos – membro titular;

d – Elisson Nunes da Silva Lebrão – membro suplente;

e  –  Mariana  Alves  da  Silva – membro titular;

f  –  Washington  George  Rodrigues  Cirne – membro titular;

g – Fábio Sena Santos – membro titular;

h  –  Robson  Rocha  Porto – membro suplente.