A 16ª edição do programa atendeu a população de São João da Vitória

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou a 16ª edição do programa Suas na Comunidade 2025, neste domingo (14). A ação aconteceu em frente à Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro e beneficiou moradores da sede do distrito e também das comunidades de Corta Lote, Oriente, Poço Verde e Vereda do Progresso.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o programa tem sido uma ferramenta estratégica na descentralização dos atendimentos da assistência social. “O Suas na Comunidade nada mais é do que uma estratégia que nós criamos para poder encurtar essa distância entre a população e a política de assistência social. É por meio desse programa que o Governo Municipal tem reafirmado o seu compromisso com a garantia de acesso a direitos da população da zona rural. Estamos impactando o território rural, facilitando o acesso da população a serviços que são tão importantes na vida delas”, ressaltou o secretário.

Esta edição do programa contou com a articulação da agente de saúde do território, Edimércia Rodrigues. De acordo com ela, a ação foi esperada com muita expectativa pelos moradores de São João da Vitória e das localidades vizinhas. “A Prefeitura está de parabéns. A comunidade está sendo beneficiada. Aqui, temos pessoas que não têm condições de ir até Conquista em busca desses serviços que estão sendo oferecidos de forma gratuita para a comunidade. Então é um trabalho muito importante. Se não fosse esse trabalho comunitário, muitas pessoas não teriam acesso a esses serviço”, afirmou a agente comunitária.

Só em 2025, o Suas na Comunidade já proporcionou cerca de 2600 atendimentos nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida e na zona rural de Vitória da Conquista. Durante essa edição, os moradores atendidos tiveram o acesso facilitado aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Política de Habitação de Interesse Social, do Desenvolvimento Rural e da Ouvidoria Municipal. Também foi realizada uma roda de conversa sobre a importância do cumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família.

Entre os atendidos na ação estava Alva Celia Carvalho, moradora de Vereda do Progresso. Ela aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da certidão de casamento e também para receber informações da equipe do Cadastro Único. “Ir para Conquista ia ser mais difícil para mim. Foi bom ter esse serviço aqui, precisa voltar mais vezes. Eu já tô com 67 anos, não dá mais para ficar movimentando e ficando em pé atrás de atendimento”, relatou dona Alva.