Desenvolvimento Econômico
Postado em 18 de outubro de 2013 as 20:01:09
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, o 4º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses. O evento foi promovido pelas organizações estudantis com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, foi sediado na Praça da Juventude. Com o tema “Construindo a escola que queremos”, o congresso reuniu centenas de jovens em torno de um interesse comum: repensar a educação pública e o espaço escolar.
“Uma andorinha só não faz verão”, citou o líder estudantil, Weslei Mazil, ressaltando a importância das organizações estudantis para o combate às opressões que, entres outros lugares, pode ser percebida no espaço escolar. “É maravilhoso ver que todos estudantes estão interessados em discutir formas de combate ao racismo, ao machismo, à homofobia e a todas as formas de opressão”, comentou.
O secretário Municipal de Comunicação, Nagib Barroso, representando o prefeito Guilherme Menezes no evento, parabenizou os estudantes pela realização do congresso. “Fui um dos fundadores da Umes, em 1981. Graças a Deus, vocês hoje podem desfrutar de uma democracia, e nós desejamos mesmo que vocês se apropriem do espaço público e se fortaleçam cada vez mais. Queremos vocês cada vez mais próximos da Administração Municipal, pois, por determinação política do Governo Municipal temos cada dia mais ampliado o diálogo com a juventude”, acrescentou.
O coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, também esteve presente e chamou a atenção para a importância da contribuição dos jovens para o debate de políticas públicas. “Nós estamos festejando o 4º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses. Aqui, estão adolescentes que estão lutando por melhorias na educação. A Praça da Juventude está recebendo este importante evento e comprovando mais uma vez a força dessa parcela da população”, comentou.
Além da discussão sobre os rumos da educação pública brasileira, os estudantes fizeram uma eleição para a escolha do novo representante da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses. Foi eleito o estudante João Macedo, presidente grêmio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), que sucederá o atual líder, Glauber Rocha.
Participaram do evento ainda o deputado estadual Jean Fabrício, o representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Dr. Fídias Costa, além de representantes de grêmios escolares de Vitória da Conquista e líderes de associações estudantis municipais e estaduais.