Desenvolvimento Social
Postado em 22 de julho de 2025 as 13:50:29
e atualizado em 23 de julho de 2025 as 20:05:30
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) reuniram-se na última segunda-feira (21) com membros da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, responsável pelo Projeto Integrar, que visa dar suporte a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A reunião foi realizada na sede da Semdes.
O projeto, vinculado à Igreja Católica, acontece na própria paróquia, onde crianças e adolescentes diagnosticados com TEA são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta pelos próprios membros da igreja, que oferece apoio nas áreas médica, psicológica e jurídica. Atualmente, o projeto atende alunos de quatro creches e uma escola municipal.
A reunião foi mediada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e contou com a presença da diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, e do coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Jerry Lavelle. O objetivo do encontro foi discutir formas de apoio ao projeto nas demandas que estão no escopo da política de assistência social.
Ficou definido que a equipe do projeto encaminhará informações detalhadas às equipes técnicas da secretaria, para que sejam realizados momentos de escuta qualificada com as famílias atendidas, conforme o território de residência. Essa escuta será promovida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e, a partir dela, serão elaboradas estratégias intersetoriais em diálogo com as políticas de saúde e educação, a fim de atender de forma integral às necessidades dessas famílias.
O apoio da Semdes também permitirá que essas famílias recebam orientações adequadas, sejam inseridas ou atualizadas no Cadastro Único, acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e, quando possível, incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Secretaria também poderá auxiliar com encaminhamentos à Defensoria Pública da União, garantindo o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as famílias que atendam aos critérios do benefício.
- Michael
- Shirley e Nayala
Para o secretário da Semdes, Michael Farias, dialogar com as equipes de projetos movidos pela sociedade civil fortalece a assistência social dentro dos territórios e permite que as políticas públicas alcancem cada vez mais pessoas. “Parcerias como essa são fundamentais para garantir que a assistência social chegue a quem realmente precisa. A paróquia já vem realizando um trabalho com essas famílias e o nosso papel é somar esforços para assegurar os direitos dessas pessoas, ampliando o acesso aos serviços e promovendo uma atuação mais integrada entre poder público e sociedade civil”, afirmou o secretário.
As integrantes do projeto, Nayala Carregosa e Shirley Assunção, participaram da reunião e destacaram a importância dessa articulação com a Prefeitura. “O secretário foi bastante receptivo. Percebemos que ele tem a sensibilidade de compreender as demandas do projeto. Nos últimos anos, o número de crianças com transtornos de desenvolvimento aumentou e essa é uma realidade da qual não podemos fugir. É bom ver a responsabilidade social da secretaria em caminhar com a gente nesse processo”, afirmou Nayala.