Gestão e Inovação
Postado em 11 de julho de 2025 as 13:12:23

A Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast), inicia o programa Felicidade Interna do Servidor (FeliS), na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). Nesta sexta-feira (11), um encontro foi realizado para alinhar o trabalho que será desenvolvido com os servidores da secretaria a partir de 23 de julho.
O FeliS vem realizando o trabalho com servidores desde 2024, quando as atividades foram iniciadas na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), com o projeto-piloto, seguida pela Guarda Municipal, cujas atividades foram finalizadas no mês passado. Entre as ações realizadas pelo programa estão a vacinação, workshops voltados para o desenvolvimento das habilidades pessoais, a exemplo das relações interpessoais, comunicação não violenta, gestão de conflitos, ginástica laboral, ergonomia, entre outros. A previsão é que as atividades sejam desenvolvidas no período de três meses, conforme pontuou a coordenadora do Nast, Leila Lopes.
- Leila Lopes
- Taís Lemos
“O objetivo é trabalhar a parte de qualidade de vida desses servidores, trabalhar os pilares da saúde emocional, o pilar da saúde física. Então, a gente vai estar desenvolvendo esse trabalho nessa secretaria, além também de estar oferecendo semanalmente o plantão psicológico para o servidor e muitos caminhamentos pertinentes das demandas que forem surgindo”, explicou.
“A perspectiva é positiva, a gente alinhou agora com os gerentes, com o secretário e coordenadores de cada setor dentro da secretaria, e alinhamos as atividades e estaremos também fazendo um diagnóstico de ouvir também esses servidores na ponta, o que eles também querem, que seja entregue a eles também pelo FeliS. Então, a proposta é melhorar a qualidade de vida desses servidores, é de cuidar realmente de quem cuida da gente, de quem cuida do nosso município. Então, espero que a gente consiga alcançar o maior número possível de servidores e poder levar essa contribuição”, completou a coordenadora.
A psicóloga organizacional da Sesep, Taís Lemos, elogiou a chegada do FeliS à secretaria pela facilidade da oferta de serviços e potencializar esse trabalho que já é realizado com os servidores. “É de extrema importância recebermos aqui o projeto FeliS para que juntos possamos avançar ainda mais com todas as ações que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Psicologia. Inclusive, tem algumas demandas e temáticas que já foram trabalhadas, que vão ser repetidas pela necessidade da demanda. O plantão psicológico também é de extrema importância, porque o servidor não precisa sair da secretaria e ir em outro local”, destacou.
- Iara Amaral
- Psicólogos do Nast/Felis, Núcia Normando e Ernandes Mendonça
Responsável pela coordenação administrativo-financeiro da Sesep, Iara Amaral também agradeceu a realização do programa na secretaria e destacou que esse cuidado do Governo Municipal para com os servidores é fundamental.
“A gente recebe esse projeto com um olhar muito positivo porque todos que estavam na reunião perceberam a necessidade de realmente atuar na vida dos nossos servidores, produzindo uma melhor adequação nos serviços, na parte da qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e profissional, colocando eles em foco e cuidar de quem cuida da cidade, todo dia, final de semana, dia de festa, eles estão aí por nós. Então, é muito positivo que o Governo Municipal tenha esse olhar com eles e conosco também, da gerência, coordenação, a secretaria como um todo. A gente só tem a agradecer e estamos na expectativa positiva de que na finalização desse projeto todos tenham um avaliação nota 10”, observou.










