Desenvolvimento Rural
Postado em 11 de julho de 2025 as 09:00:30
No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), recuperou cerca de dois mil quilômetros de estradas vicinais, garantiu o abastecimento regular de água potável em mais de 300 povoados, distribuídos nos 11 distritos da zona rural, promoveu a abertura e limpeza de aguadas e barragens, e realizou outras inúmeras ações voltadas ao homem do campo.
Uma das ações de maior impacto foi a elaboração de planos emergenciais nos primeiros meses do ano, visando a recuperação de vias afetadas pelas fortes chuvas. Em parceria com a Defesa Civil, a SMDR monitorou as áreas mais afetadas e interveio com a abertura de estradas no distrito de Bate-Pé, nos povoados de Ribeirão e Cavalo Morto, para garantir a mobilidade da população. Também foi construída uma rota alternativa nesse distrito, passando pelo Iguá, que permitiu o acesso à sede do município após a interdição da estrada principal entre Pradoso e Bate-Pé, onde acontece uma obra do Governo do Estado. Além disso, houve manutenção da ponte que liga o povoado de Matinha ao distrito de Dantelândia.
Paac/Subprefeituras
O trabalho mediado pelos Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras), nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim, têm importância fundamental no atendimento às pessoas que moram na Zona Rural, por estarem mais próximos da população. Os Paacs oferecem diversas ações, entre elas, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o atendimento agronômico, o cadastro para recebimento de milho que servirá como ração para os animais de pasto, além de serviços prestados por outras secretarias, como o cadastro do Bolsa Família.
José Gonçalves
No distrito de José Gonçalves, além do patrolamento e cascalhamento de cerca de 800 quilômetros de estradas, a Subprefeitura, por meio de parcerias com as secretarias e órgãos, ofertou 65 atendimentos do Cras, 1.616 do Programa Bolsa Família, 46 do INSS, 22 do SAC, 134 do Cartão SUS, e 87 resultados de exames emitidos. Também foram entregues 2.083 itens pela agência dos Correios, e solicitados 88 pedidos de fornecimento de água.
Por meio do Paac também são realizadas limpeza de canais e acostamentos, poda de árvores e reuniões com equipes de saúde da localidade. “A SMDR segue patrolando, cascalhando estradas e atendendo a população rural, seja nas próprias localidades ou na sede da secretaria”, disse Gustavo Barros, coordenador do Paac de José Gonçalves.
Paac II – Inhobim
Na região de Inhobim foram patrolados e cascalhados 337 quilômetros de estradas, e por meio da Subprefeitura, prestados 51 atendimentos pelo Cras, 478 do programa Bolsa Família, entregues 765 itens pelos Correios e realizadas 178 solicitações de fornecimento de água potável. Também foram executados limpeza de lotes e tanques, serviços de roçagem, retirada de cascalho, promoção de cursos para os produtores rurais e limpeza de aterros sanitários.
Bate-Pé
Em Bate-Pé, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac), recuperou 277,5 estradas, com os serviços de patrolamento e cascalhamento. Também realizou 195 atendimentos oferecidos pelo Cras, 691 do Programa Bolsa Família, entregou 1.666 itens dos Correios e 37 solicitações de fornecimento de água potável.
A Subprefeitura também realizou ações de retirada de carros atolados, operação tapa-buracos, abertura e limpeza de 55 tanques/cacimbas, abertura de passagem para cascalheiras, recuperação e limpeza de terrenos, roçagem de estradas, extração, transporte e estocagem de 150 carradas de cascalho, eventos promovidos juntamente com o Cras Rural e o Acessuas Trabalho, manutenção de campos de futebol e abertura de fossas sépticas.
- Estrada principal do Bate-Pé
- Manutenção de estrada no povoado de Serra Grande
Abastecimento de Água
O fornecimento mensal de água potável aos povoados da zona rural soma cerca de 9 milhões de litros, e a Defesa Civil complementa o serviço com o abastecimento de mais 4 milhões. A ação é promovida por meio da Operação Carro-Pipa Municipal, que conta com uma frota de 14 veículos. Outra frente essencial da SMDR é a abertura e limpeza de aguadas e barragens. No primeiro semestre, foram realizados mais de 200 atendimentos de manutenção, além da abertura de novos açudes.
De janeiro a maio de 2025 foram distribuídos 39.200.000 litros de água potável, com atendimento a 10.097 famílias, 3.888 viagens realizadas em 14 carros-pipas. Também foram realizadas 132 manutenções em sistemas simplificados de água.
- Abastecimento de água às comunidades da Zona Rural
- Abertura de açude
Eventos e Capacitações
A SMDR também leva conhecimento ao homem e a mulher do campo com a promoção de eventos voltados a produtores rurais, à exemplo do Dia de Campo sobre o Umbu Gigante, em fevereiro, da 4ª edição da Semana do Produtor de Leite, em abril e o 2º Dia de Campo do projeto Citrus do Futuro, em maio.
- Dia de Campo do Umbu Gigante
- 4ª edição da Semana do Produtor de Leite
- Segundo dia de Campo Citrus do Futuro
A SMDR também participou de capacitações como a 4ª edição da “Sealba + Citros + Milho”, no município baiano de Inhambupe, que debateu o panorama da citricultura nordestina, além dos desafios da diversificação de variedades de copas de citros. Já o secretário Breno Farias e o coordenador do Paac de José Gonçalves, Gustavo Barros, marcaram presença na Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, com o objetivo de adquirir conhecimento, trocar experiências e fortalecer o cooperativismo agrícola.
Fomento à Agricultura
Entre os principais projetos da SMDR está o Citrus do Futuro, que distribuiu, no primeiro semestre, mais de 1.000 mudas gratuitamente a agricultores familiares, com acompanhamento técnico.
A Prefeitura também atua com a produção de mudas de umbu, poda e renovação de copa na Fazenda Experimental de Pedra Mole, e hoje tem cerca de 20 fazendas cadastradas para a implantação do fruto no segundo semestre de 2025. Somente no Dia de Campo do Umbu Gigante, quando foi assinado o termo de cooperação com a Embrapa, foram distribuídas 250 mudas.
A equipe técnica da SMDR também atua em eventos como o “SUAS na Comunidade”, com atendimentos de emissão do CAF, CCIR, ITR, vistorias do programa Garantia Safra em diversas localidades e entrega de mudas.
De acordo com o coordenador de Agricultura, Eduardo Castro, por conta da viabilidade climática, a quantidade de mudas entregues aos produtores tanto de umbu gigante quanto do citrus é maior no segundo semestre. A estimativa é entregar 10 mil mudas de citrus de julho a dezembro.
Hortas Comunitárias
As quatro hortas comunitárias da cidade contam com apoio técnico e logístico da SMDR, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e as lojas maçônicas Fraternidade Conquistense, Razão e Força, Rei de Israel, Semente de Luz, Filadélfia e Construtores da Fidelidade.
Destaque para a horta implantada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com cerca de 150 m², que foi devidamente preparada e adubada para o plantio de 400 mudas distribuídas em 30 canteiros, com cultivo de hortaliças, verduras e plantas medicinais, que serão destinadas ao consumo dos próprios funcionários.
Promoção à Agropecuária
Entre os principais projetos da SMDR nesta área está o programa de melhoramento genético bovino que já realizou diagnóstico gestacional em mais de 600 novilhas. No primeiro semestre foram realizadas 12 visitas técnicas a produtores, promovida a 4ª Semana do Produtor de Leite, três reuniões com produtores, oficina de incentivo aos produtores para criação de abelhas sem ferrão, transferência de abelhas tipo Jataí do Parque de Exposições para o Meliponário, visita ao acampamento de imigrantes venezuelanos para orientar sobre a criação de galinhas e visita às pequenas propriedades, com o objetivo de orientar sobre o registro e a classificação de ovos junto ao – SIM/POA.
- Citrus
- Diagnóstico gestacional em novilha
O trabalho da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da SMDR, segue em ritmo intenso. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (77) 3420-7012.















