A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou mais uma etapa da obra da bacia de detenção no loteamento Panorama. O local está recebendo o cercamento para proteger a área do acesso não autorizado, a fim de evitar acidentes, uma vez que a bacia está localizada em uma área de grande circulação de pessoas.

Segundo a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), mais de 60% da escavação foi concluída. A bacia tem o objetivo de conter a vazão da água proveniente das chuvas antes de serem liberadas de forma controlada para o sistema de captação. Com a construção do dispositivo, diminui o risco de inundações na parte baixa da cidade. A bacia de detenção está incluída na rede de drenagem que está em execução no loteamento e possui cerca de 8.800 metros quadrados de área.

Ainda conforme a Emurc, serão instaladas 193 estacas ao longo de toda a extensão, totalizando 390 metros de execução. Além da instalação do cercamento, o trabalho de escavação continua sendo realizado no local.

A obra consiste na construção de três células, cada uma com desnível de dois metros e meio em relação à outra, para facilitar a redução da força da água das chuvas. As células serão divididas por estrutura em pedra, cujo objetivo é conter o material acumulado. Além dos dispositivos de drenagem, a Prefeitura também irá realizar o plantio de grama ao longo da bacia, para estabilizar o solo e conter a erosão, além de ajudar a filtrar sedimentos poluentes das águas pluviais antes que elas alcancem o destino final.