A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem buscando estratégias para oferecer aos cidadãos com deficiência, cada dia mais, o melhor cuidado possível. Com este propósito, a equipe do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) da Secretaria Municipal de Saúde ministrou, na última quarta-feira, 2, uma oficina sobre cuidado e atenção a pessoas com deficiência.

Participaram do encontro de formação, profissionais de saúde que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), gerentes de Unidades Básicas de Saúde e representantes de nível superior de cada Posto de Saúde da Família, além de apoiadores institucionais.

Durante a oficina, foram apresentadas aos participantes as estratégias específicas de reabilitação e realizada orientação sobre encaminhamento de usuários, quando necessário, para o Cemerf. 

A equipe do Centro também expôs aos profissionais normas para o atendimento, com vista à reabilitação. Normas indicadas por documentos, como a Portaria 793, de 24 de abril de 2012, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência.

No encontro foi mostrado ainda o trabalho desenvolvido no Cemerf para os profissionais da atenção básica e proposta uma reflexão conjunta sobre estratégias de atuação. 

O Cemerf funciona na Avenida Olívia Flores, ao lado do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Implantando em Vitória da Conquista no ano de 1999, o Centro faz parte de uma série de serviços especializados mantidos pela Prefeitura Municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é referência em medicina física e reabilitação, prestando assistência à pessoa com deficiência física, auditiva e problemas motores.