Desenvolvimento Social
Postado em 11 de abril de 2025 as 13:00:06
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza, até o mês de maio, a sexta edição do curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, voltado para os novos servidores da rede socioassistencial de Vitória da Conquista. A iniciativa visa qualificar os profissionais, a fim de aprimorar os atendimentos direcionados às famílias usuárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município.
A programação do curso nesses dois meses será dividida em duas turmas, separadas por turnos, para que cerca de 70 trabalhadores das diversas unidades da Rede de Proteção social possam participar de modo que o atendimento à população não seja comprometido. Ao final, cada participante receberá uma certificação de 40h.
- Turma I
- Turma II
As aulas de abertura, realizadas nessa quinta-feira (10) e sexta-feira (11), foram ministradas pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que abordou os aspectos históricos da política de assistência social. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa formação reafirma o compromisso do Governo Municipal com o fortalecimento da rede de proteção social, por meio da capacitação dos profissionais. “O curso introdutório faz parte de uma série de medidas que a Prefeitura de Vitória da Conquista adotou para fortalecer o Suas. Nunca vai existir uma prática qualificada sem uma base teórica e nós estamos comprometidos em proporcionar uma formação continuada e de qualidade, pois acreditamos que um atendimento qualificado é essencial para alcançarmos resultados positivos na proteção e acolhimento dos nossos usuários”, pontuou Michael.
Os demais encontros serão mediados pelos diretores e coordenadores da política de assistência social e da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente (Radca) do município. Serão abordados assuntos como a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Vigilância Socioassistencial, Controle Social, Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, Relação com o Sistema de Justiça e a Lei da Escuta Protegida.
- Michael Farias
- Warley de Jesus
Recém-nomeado no concurso público, o educador social Warlei de Jesus teve sua primeira experiência profissional na assistência social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua, o Centro Pop Adulto, onde está atuando há duas semanas. Para ele, o curso tem sido uma oportunidade de inserção na assistência social. “É uma forma da gente ter conhecimento da assistência social e também dos serviços da Semdes. Não só na minha área de educador social, mas em um contexto geral sobre a assistência. Então, esse curso foi de grande valia. E a minha expectativa está sendo muito boa. Já aprendi muitas coisas aqui nessa primeira parte”, relatou o educador social.