Cultura
Postado em 9 de abril de 2025 as 13:36:33
Celebrado em 9 de abril, o Dia Nacional da Biblioteca é uma oportunidade para incentivar a leitura e divulgar esse espaço que vai muito além do local para pesquisa e empréstimo de livros. Em Vitória da Conquista, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes desenvolve um importante trabalho de conservação de documentos, além de realizar atividades para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.
A biblioteca possui um acervo de 42 mil títulos, sendo a segunda maior do estado. Para estimular a visitação são desenvolvidos projetos de contação de histórias para alunos de escolar públicas e privadas, e atividades específicas para pessoas cegas ou com deficiência visual. Existe também um espaço reservado para pessoas que buscam o silêncio para estudar.

Jeane Marie apresenta a Biblioteca para os estudantes do Ceic
A diretora da biblioteca, Jeane Marie, explicou que as novas tecnologias e a facilidade do acesso aos livros e fontes de pesquisa de modo virtual fez com que as bibliotecas tivessem uma nova função. “Hoje, as crianças vêm para conhecer, para saber como são guardados os livros, conhecer esse universo que para eles é novo”, disse.
Jeane também ressaltou que as visitas se intensificam em épocas comemorativas como é caso desta, que é a Semana Nacional do Livro, instituída em 1980.
Novidade para os estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental do Centro Integral de Educação Cristã, que aproveitaram a data para visitar a biblioteca. Muitas delas, como Nicole França, 9 anos, que viu pela primeira vez tantos livros juntos. “Eu gosto muito de ler e tenho certeza que agora conhecendo a biblioteca vou querer ler mais”. Também encantada, Yane Moreira, 10 anos, elogiou o acervo infantil e destacou o espaço físico. “Aqui é um lugar legal, confortável, gostei muito”.
A professora Daiany Cordeiro ressaltou a importância das bibliotecas para a formação de novos leitores e cidadãos mais críticos. “Às vezes, a pessoa acha que não gosta de ler, porém, ao andar pela biblioteca, ela se descobre leitora através das várias opções de livros, e a biblioteca é fundamental. Por isso nós precisamos manter e preservar este local e visitá-lo mais”, ressaltou.
- Lara Maria, Nicole e Yane
- Daiany Cordeiro
Localizada na Avenida Jonas Hortélio, na região do bairro Recreio, conhecida como “Conquistinha”, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para tomar livros emprestados é necessário cadastro prévio. Para isso é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.