Desenvolvimento Social
Postado em 1 de abril de 2025 as 14:52:57
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), iniciou a terceira turma do curso de operador de empilhadeira à combustão, nesta segunda-feira (31). O objetivo da capacitação é qualificar moradores dos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida e famílias beneficiárias da Regularização Fundiária de Vitória da Conquista.
A iniciativa tem sido coordenada pela Diretoria de Habitação de Interesse Social, em articulação com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada território contemplado. Segundo o diretor de Habitação, Nildo Freitas, essa é mais uma das estratégias do Governo Municipal que visa promover a capacitação profissional nos territórios. “A gente sabe que o mercado de trabalho é muito competitivo e, às vezes, falta essa qualificação profissional para que as pessoas consigam se adequar às vagas existentes. Então, a gente tem buscado driblar isso oferecendo essa capacitação gratuita e de qualidade para esse público do Minha Casa, Minha Vida e da Regularização Fundiária. Essa parceria com o Senai vem dando muito certo e a gente espera que os participantes consigam realmente aproveitar a oportunidade”, pontuou o diretor.
- Nildo Freitas
- Túlio Dourado
Para o coordenador de Cursos do Senai, Túlio Dourado, essa parceria entre a Semdes e o Senai tem possibilitado a ampliação da oferta de qualificação profissional de forma gratuita para a população de Vitória da Conquista. “Nosso principal objetivo é a inserção dessa população no mercado de trabalho. A área de alimentos é muito aquecida, então o aluno durante o andamento do curso já consegue vender produtos e tirar uma renda para a família. O curso de empilhadeira também tem muita vaga para profissional capacitado e a gente está aqui justamente para oferecer esse suporte”, afirmou Túlio.
- Itallo Ferraz
Durante todo o período de realização do curso, com previsão de término em 11 de abril, a Semdes também irá ofertar o transporte para os alunos matriculados. Um desses alunos é o morador do Primavera, Itallo Ferraz. Ele contou que já tinha experiência na área e aproveitou a oportunidade para conseguir uma certificação para o mercado de trabalho. “Eu soube através do Cras, fui lá atualizar o cadastro do Nis e fiquei sabendo que o curso estava com inscrição aberta. Eu já trabalhei na logística, então eu já tinha um conhecimento com empilhadeira, só não tenho um certificado. A expectativa aqui é a melhor possível. A partir daqui, espero que surjam novas oportunidades no mercado de trabalho”, relatou Itallo.
Até o momento, o curso já beneficiou moradores do bairro Ayrton Senna, residentes do Loteamento Vila Elisa e do bairro Nova Cidade. Para o morador do Nova Cidade, Romário Silva, o curso representa uma oportunidade de mudança de área profissional. “Eu estava procurando me especializar em outra área porque eu trabalho com construção civil e estava tentando achar outro meio profissional. Então, assim que eu vi essa oportunidade, eu agarrei e consegui indicar para mais dois amigos. Agora, eu espero conseguir um novo trabalho, conhecer novas experiências. Essa aqui é uma oportunidade que eu creio que vai ser de grande importância para mim e para todos que estão no curso”, afirmou Romário.