O Governo Municipal dialogou com moradores das Chácaras Morumbi e do Loteamento Renato Magalhães, na Prefeitura da Zona Rural (PZO), nesta quinta-feira (27), para tratar de demandas referentes à iluminação, infraestrutura e mobilidade urbana. As duas reuniões foram intermediadas pelo vereador Ricardo Babão.

A prefeita Sheila Lemos ouviu os moradores das Chácaras Morumbi e pediu aos secretários de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, e de Serviços Públicos, Luís Paulo, que realizassem estudos e viabilizassem as demandas possíveis neste momento, a exemplo de patrolamento. A demanda relacionada ao itinerário de ônibus foi encaminhada à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Com relação ao Renato Magalhães, ela explicou sobre a necessidade de recursos para a finalização da drenagem e do asfalto do loteamento, que está orçado em R$ 14 milhões, segundo estudo já realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, a pedido da gestora. Assim que a Prefeitura tiver o recurso para realização das obras, o loteamento será uma das prioridades.

“É sempre bom a gente escutar a comunidade porque quem está ali no dia a dia é que sabe o que está precisando. Hoje, o vereador Babão trouxe comitivas das Chácaras Morumbi e do Renato Magalhães, e algumas coisas são possíveis neste momento, outras precisam de uma programação maior, mas nós dialogamos com a população e estamos aqui à disposição para tentar atender da melhor forma possível todos os munícipes de Vitória da Conquista”, afirmou Sheila.

A gestora também orientou a população a acessar canais diretos de alguns serviços prestados pela Prefeitura, a exemplo do aplicativo do Brilha Conquista e do recém-lançado formulário, no qual o cidadão poderá contribuir com informações e sugestões sobre a sinalização viária da cidade. A iniciativa faz parte das ações previstas na Portaria nº 007/2025, da Secretaria de Mobilidade Urbana, que dispõe sobre o Índice de Atendimento de Demanda para Sinalização Viária (IADSV), que estabelece procedimentos para planejamento, execução e análise de projetos, além de definir a escala de prioridade para atendimento.

“Nós precisamos levar a Prefeitura para o patamar digital e estamos fazendo isso já desde 2023. Já temos esse aplicativo e esse formulário e, para este ano, temos vários lançamentos para conectar o cidadão ao serviço público de forma muito mais prática e fácil para evitar o deslocamento dessa pessoa”, comentou.

Durante o encontro, o vereador Ricardo Babão elogiou o programa Brilha Conquista e agradeceu pelos serviços de patrolamento e cascalhamento feitos pela gestão sempre que acionada. “Em 2023,  promovemos um encontro da prefeita com os moradores do Morumbi e muitos avanços conseguimos na época. Fizemos um compromisso com os moradores do Renato Magalhães que os traria até a prefeita para ver o que é que a gente pode melhorar na pavimentação e drenagem. A prefeita relatou como tem que ser, e deu esperanças de que o bairro vai receber drenagem e pavimentação. Esse é o nosso papel como vereador. Eu fico muito feliz porque todas as vezes que ligo para a prefeita, ela me atende com muito carinho, e eu tenho certeza de que a Conquista vai ser a melhor cidade pra se viver no nosso país”, disse Babão.

“Foi ótima, foi proveitosa, a gente viu que realmente está olhando para a nossa comunidade”, disse o vice-presidente da associação de moradores das Chácaras Morumbi, Juraci Guimarães. “A gente esteve na reunião com a prefeita Sheila e com um vereador Babão reivindicando as coisas para o Morumbi e, com fé em Deus, vai dar tudo certo. Na minha rua, empossava água e Babão falou com a prefeita, e em seguida colocou cascalho, passou a máquina e resolveu tudo. E a iluminação também, sempre quando a gente precisa lá, graças a Deus, é resolvido”, completou Neide de Paula, que mora há 14 anos na localidade.

Já a moradora do Renato Magalhães, Daniele Souza (29), falou do significado da reunião e da esperança de ver sua rua asfaltada, “A gente nunca teve a oportunidade de estar com a prefeita e de mostrar a nossa situação pra ela, então foi bastante significativa. Eu espero de verdade que os recursos possam vir, que ela consiga os votos necessários na Câmara de Vereadores, que ela consiga passar por toda essa burocracia e finalmente levar o asfalto pra gente”, disse.

Também participaram das agendas o chefe de Gabinte Civil, Ivanildo da Silva e os secretários de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.