Nesta quinta-feira (20), a Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), realizou uma nova ação de retirada de barracos vazios. Dessa vez, foi na Avenida Bartolomeu de Gusmão.

O serviço se deu de forma pacífica e humanizada e faz parte da Operação Mãos que Protegem, que busca coibir práticas ilícitas e preservar os logradouros, patrimônios públicos e pessoas que transitam nos locais. Outras ações como essa já foram realizadas no município, a exemplo da Lagoa das Bateias e Avenida Integração.  Antes da retirada dos barracos, a Guarda Municipal realiza ações preventivas nesses locais e confirma se há pessoas ocupando os barracos.

Após a iniciativa, a Sesep retirou o entulho e fez a limpeza no espaço. O dono do barraco já havia sido encaminhado para um cômodo alugado, após uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  e, também, está recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde.

A Guarda Municipal de Vitória da Conquista foi instituída por meio da Lei 2.369 de 23 de janeiro de 2019, e entre suas finalidades estão planejar, coordenar e executar as ações e as atividades de prevenção à violência, proteção e valorização do cidadão e da proteção patrimonial dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal, em conformidade com os princípios  e competências previstos na Lei Federal nº13.022, de 08 de agosto de 2014, que institui o Estatuto Geral das Guardas Municipais, e com seu Regimento Interno.

A Guarda tem sua sede localizada na Rua Dom Climério de Andrade, nº 108, bairro Recreio, e atende pelos telefones: 153/ (77) 3421-9671 e também pelo e-mail: guardamunicipal@pmvc.ba.gov.br.