Gestão e Inovação
Postado em 20 de março de 2025 as 13:19:44
A primeira reunião de 2025 do Comitê Técnico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual participam representantes de 10 secretarias municipais, foi realizada nessa quarta-feira (19). O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), onde foram discutidas as ações e boas práticas voltadas ao alcance dos 18 objetivos e 169 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.
Os membros do Comitê se reúnem mensalmente para apresentar ações que visam melhorar indicadores econômicos, promover educação de qualidade, proteger o meio ambiente, entre outras ações estratégicas. Através da mediação da coordenadora do Núcleo dos ODS da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Ludmila Araújo, foi salientada a importância do monitoramento destes indicadores para garantir um progresso no alcance dos objetivos.
Ludmila mencionou algumas iniciativas relevantes da Prefeitura, feitas nos últimos meses e relacionadas aos ODS. Entre elas, foi citado o programa de distribuição de absorventes íntimos para adolescentes, as hortas comunitárias e práticas de conservação ambiental, que envolvem diversas secretarias, como meio ambiente, finanças, desenvolvimento social, saúde e educação. “Estamos focados no tripé que envolve economia, sociedade e natureza”, afirmou a coordenadora.
Outro projeto apresentado foi o “Conquista Mais Verde”, que, em seu primeiro mês de atividade, já possibilitou o plantio de cerca de 500 árvores no município. A secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, que participa do Comitê, ressaltou que a proposta atende aos critérios de sustentabilidade e busca promover qualidade de vida e saúde para a população. “A Semma foi a secretaria que deu o pontapé inicial aos ODS, a partir da formação do Núcleo em 2021, que se dedica a treinar e capacitar os servidores públicos de todo o município”, explicou Ana Cláudia.
Ana Cláudia também enfatizou a necessidade de promover os ODS e garantir que a pasta continue empenhada em atender as metas e objetivos estabelecidos. “O Comitê Técnico dos ODS, portanto, não apenas planeja, mas também implementa ações concretas que impactam positivamente a vida da comunidade”, complementou a secretária.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com o Projeto Conquista Mais Verde, o município de Vitória da Conquista dará passos importantes para alcançar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas que compõem a Agenda 2030.
A Agenda 2030 consiste em um plano de ação global, composto por 17 objetivos e 169 metas, com o propósito de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente. Segundo a ONU, os objetivos e metas são integrados e indivisíveis, englobando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Os ODS contemplados pelo Conquista Mais Verde são: ODS3, que trata de saúde e bem-estar; ODS11, que trata sobre as cidades e comunidades sustentáveis, visando construir cidades mais adaptadas e resilientes ao clima e às diversas problemáticas atuais; ODS13, do combate às alterações climáticas; e o ODS15, que aborda a proteção da vida terrestre, com seus diferentes ecossistemas.
A Prefeitura de Vitória da Conquista possui um Núcleo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Portaria GAB/SEMMA Nº 005/2021, publicada no Diário Oficial do Município nº 2.994 de 20 de setembro de 2021, instituído com o objetivo principal de viabilizar o alinhamento da pasta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, bem como, transversalizar esta temática com as demais secretarias do Governo Municipal.