A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista segue buscando otimizar e modernizar os serviços prestados à população. A cidade já conta com o Portal Tudo Fácil, uma plataforma online que pode ser acessada através do site da Prefeitura, em que os cidadãos têm acesso a diferentes serviços realizados pelo Governo Municipal, diminuindo a burocracia e agilizando procedimentos internos.

Pensando em ampliar a oferta de serviços na plataforma, membros da administração municipal participaram de uma reunião com a equipe da CS2 Solos Brasil, empresa responsável pelo sistema integrado do Tudo Fácil. A reunião tratou da implementação do Alvará Expresso, uma iniciativa que visa automatizar a emissão de alvarás em situações de menor complexidade, que não envolvem uma análise mais aprofundada de documentos ou vistorias no local.

Participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a secretária de Saúde, Fernanda Maron, o CEO Solos Brasil, Cláudio Silva, além de representantes de outras secretarias.

Segundo o CEO Solos Brasil, trata-se de mais uma iniciativa de modernização da gestão de Vitória da Conquista, acelerando o crescimento econômico da cidade, já que vai permitir que muitas pessoas consigam emitir os alvarás sem a necessidade de se deslocar até um órgão da Prefeitura, evitando a perda de tempo ou outros prejuízos, como ter que se ausentar do trabalho. 

“O Alvará Expresso não se aplica apenas à questão de construções. Pode valer também para pequenas atividades, autorizações sanitárias, autorizações ambientais simplificadas. É um processo que vai permitir que a solicitação do cidadão seja analisada de forma expressa, sem a interferência humana. A máquina vai fazer todo o procedimento de análise e o cidadão vai receber automaticamente o seu DAM para fazer o recolhimento da taxa pública correspondente e, obviamente, o alvará. A licença vai ser emitida de forma rápida e imediata”, afirmou Cláudio Silva.

De acordo com a gerente de Apoio à Indústria e Comércio da SMDE, Gilza Marques, o Alvará Expresso dará mais celeridade às solicitações de menor complexidade, que são a maioria. “Antes, a pessoa entrava no Solos, pedia um licenciamento, emitia um DAM, pagava, depois ele anexava o DAM pago para ser liberado o seu alvará. Agora não vai mais precisar fazer todo esse processo. O próprio sistema vai reconhecer o pagamento, dar baixa e emitir o alvará”, explicou. 

Sobre o Tudo Fácil

Gilza Marques

O Tudo Fácil foi desenvolvido e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde), que faz parceria com as secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Social (Semdes), Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) e Saúde (SMS), por intermédio da Vigilância Sanitária (Visa).

Para as solicitações de maior complexidade, os pedidos e documentação necessárias são verificados por analistas de cada uma das secretarias que, dentro do próprio sistema do Tudo Fácil, analisam cada solicitação e enviam os resultados para o e-mail do solicitante. 

A gerente da SMDE destaca que o Tudo Fácil segue em expansão. Neste mês de março foi lançado o Banco de Currículo e Vagas de Empregos, oferecendo oportunidades para quem busca se inserir no mercado de trabalho, além de facilitar a busca das empresas por mão de obra específica. Em breve serão adicionados mais de 15 serviços à plataforma, relacionados à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. 

“É uma plataforma que vem crescendo, se aprimorando, oferecendo mais comodidade, agilidade e transparência aos cidadãos, além de organizar melhor a nossa arrecadação”, completou Gilza Marques.