Educação
Postado em 19 de março de 2025 as 16:52:57
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Compdec) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para apresentar a proposta do Projeto Defesa Civil nas Escolas, que visa propagar informações sobre as ações municipais de prevenção de risco e desastres.
A ideia inicial é começar com palestras e futuramente incluir o projeto como conteúdo pedagógico. A coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, exemplificou o projeto usando a questão do lixo. “Se uma criança for conscientizada de que o lixo não pode ser colocado fora do horário, porque vem a chuva e pode obstruir os canais, ou os perigos que oferece no momento da chuva, como problemas de desabamento, ela leva esta informação para casa e conscientiza os pais”.
- Rosângela
- Edgard Larry
A proposta também engloba as escolas da zona rural, cuja população tem que lidar com o problema da estiagem. “Temos a parceria com o Exército, Governo Federal na distribuição de água nas localidades da zona rural, mas é limitada. Precisamos conscientizar sobre o uso consciente e o não desperdício daquela água”.
O secretário Edgard Larry agradeceu a visita e encaminhou a proposta para o Núcleo Pedagógico analisar e ver como pode começar a aplicação e em quais escolas. “Este é um trabalho que merece toda nossa atenção. Vamos ensinar hoje nossas crianças para conscientizar os pais e no futuro serão adultos conscientes que poderão vir a auxiliar o trabalho da Compdec”.
Também participaram da reunião, o engenheiro civil, Gabriel Queiroz, a subsecretária de Educação, Selma Maria de Oliveira Silva, e a superintendente de acompanhamento Escolar do Núcleo Pedagógico, Maria Rachel Oliveira Bonfim.