A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está realizando a oficina de Pães Especiais de Massa Salgada, que teve início ontem (17) e acontece até dia 20. A ação integra a programação do “Março Mulher”, e tem como meta a promoção da autonomia profissional e financeira.

Gabriel Joshua e participantes

A oficina, dividida em quatro encontros, é focada no conhecimento prático, em que as participantes vão, literalmente, por a “mão na massa”. Ao todo, as alunas farão uma receita por dia, sendo uma massa simples, de ervas, recheada, e no último dia, uma receita livre. O professor de Gastronomia, Gabriel Joshua, diz considerar extremamente relevante o curso, que é pensado para inserir as participantes no mercado de trabalho, para trazer emancipação e conquistar independência. “Elas vão aprender a trabalhar com as massas e entender a função de cada ingrediente”, disse, acrescentando que a parceria com o Senai é um auxílio, pois possui certificação reconhecida nacionalmente, podendo expandir as oportunidades, inclusive, para fora de Vitória da Conquista.

A coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral, dá destaque a essa atividade que já ocorreu diversas vezes e tem o intuito de qualificar profissionalmente as mulheres do município.  “Nesse mês estamos intensificando todas as ações para reforçar os direitos das mulheres. Ou seja, trabalhando com a necessidade de empreender e avançar, para levar o cuidado que a mulher precisa ter com e para ela”.

Sede da SMPM

Participante do curso, Rebeca Maciel já atua na área e percebeu uma oportunidade para melhorar a qualidade do seu trabalho. “Essas capacitações promovidas pela Secretaria da Mulher são inovadoras, por pensar no empreendedorismo, no empoderamento do público feminino”, disse. Para Raísa Luz, é uma nova experiência. “Com certeza vai agregar na minha vida e na das demais participantes, principalmente daquelas que querem se profissionalizar. A relação das mulheres com o mercado de trabalho só tem a crescer, e a atuação da SMPM auxilia nessa relação.” concluiu a participante.