A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu a lista das 65 escolas municipais com alunos medalhistas da 3ª Olimpíada Mirim da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Obmep Mirim é voltada para alunos dos 2º e 3º anos (nível I), 4º e 5º anos (nível II) do Ensino Fundamental.

Na modalidade “Mirim” são avaliados apenas alunos das próprias unidades inscritas, não havendo disputa entre escolas, nem as fases estadual ou nacional, como ocorre nas competições envolvendo alunos do ensino fundamental II.

Com 1.459 medalhas no total, o município teve 200 medalhistas na categoria ouro, 551 na prata, e 708 com bronze. Serão emitidos certificados digitais correspondentes às medalhas de ouro, prata e bronze e os alunos com os melhores desempenhos serão condecorados.

Entre as escolas municipais, o destaque ficou com a Escola Zulema Cotrim, que liderou todos os quadros de medalha. Em seguida, as escolas: Rainha da Paz, Neuza Vieira Silva e José Mozart Tanajura, tiveram oito alunos com medalhas de ouro.

Veja a relação das Escolas com o total de alunos medalhistas premiados nesta edição. Medalha de ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze.

Objetivos da Olimpíada Mirim – OBMEP: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos(as) brasileiros(as) possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Inscrição e Avaliação – Todos os alunos inscritos pela escola no site da Olimpíada Mirim fazem a prova da 1ª Fase e apenas os classificados realizarão a prova da 2ª Fase. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) é responsável pela elaboração e disponibilização do Material de Prova para as escolas inscritas. É de responsabilidade da escola a impressão, a aplicação e a correção, com base no gabarito fornecido pelo Impa, da prova para Aplicação da 1ª Fase.

O Impa é responsável pela elaboração, impressão e pelo envio do Material de Prova da 2ª Fase. A escola realiza a correção das provas da 2ª Fase, também com base no gabarito fornecido pelo Impa. Após a correção das provas, a escola deverá, dentro do prazo estipulado no Calendário Oficial da Olimpíada Mirim – Obmep, informar na área restrita da escola, as notas dos alunos nas provas da 2ª Fase.