Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 25 de fevereiro de 2025 as 14:11:57
Com o objetivo de otimizar o trabalho da gestão municipal e garantir o planejamento estratégico alinhado ao desenvolvimento de Vitória da Conquista, estão sendo realizadas, ao longo desta semana, das 14h30 às 17h, reuniões com diversos secretários do Governo Municipal para articular as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
O Comitê Municipal de Acompanhamento, Monitoramento e Elaboração do Plano Plurianual do Município, responsável pela articulação do PPA, foi criado pelo Decreto Municipal nº 23.571/2025, e entre os membros estão o secretário Chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, e os secretários de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais, de Governo, Geanne Oliveira, e de Gestão e Inovação, Romar Barros.
O PPA é o documento que trata das diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, e é válido pelos próximos quatro anos. A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) é responsável pela coordenação e elaboração do plano.
“Juntamente com esses secretários, foram criados grupos técnicos setoriais indicados por todas as secretarias para compor a elaboração dessa peça. No primeiro momento, debatemos sobre quais indicadores serão levantados, entre eles, será discutida uma forma de uniformizar os indicadores do índice de efetividade de gestão municipal junto a planejamentos temáticos que também contêm alguns indicadores. Então, foi escolhida, dentre os grupos técnicos eleitos pelos secretários, uma equipe tática que servirá de apoio dentro do planejamento estratégico com grupo de articulação passando para o grupos técnicos algumas missões a serem realizadas”, explicou o secretário Rodrigo Bulhões.
O primeiro passo é o debate das políticas transversais do governo sobre indicadores comuns e o planejamento temático visando o desenvolvimento econômico da cidade, conforme pontuou o secretário. Segundo a Sefin, para a elaboração do PPA, serão abordados IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), Orçamento Sensível a Gênero, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Orçamento Criança e Adolescente.
“O segundo passo será uma reunião com os secretários das partes finalísticas e, após essa reunião e uniformizarmos todo o contexto da elaboração, serão realizadas audiências públicas de formas regionalizadas para podermos realizar, fazer e constituir as diretrizes, objetivos e metas do governo para os próximos 4 anos”, finalizou o secretário.