Mobilidade Urbana
Postado em 20 de fevereiro de 2025 as 07:00:44
Com a proximidade do carnaval e o aumento dos índices de acidentes de trânsito nesta época do ano, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com o Boulevard Shopping, está realizando uma campanha educativa de trânsito voltada à conscientização sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e outras drogas.

Realizada na área interna do Shopping Boulervard, a ação começou na tarde desta quarta-feira (19) e segue até domingo (23). Nela, agentes do Simtrans dão aos participantes a oportunidade de vivenciar os efeitos de substâncias psicoativas na percepção e nos reflexos. Com ajuda de óculos simuladores dotados de lentes especiais, os voluntários são desafiados a trafegar em uma pista com a devida sinalização viária. Ao final do desafio, os participantes são contemplados com brindes.

Curiosa com a atividade realizada no shopping, a estudante Roberta Rocha foi uma das primeiras a se voluntariar para a atividade. Ela relatou ter pouca experiência como condutora e se disse assustada com a simulação. “Mesmo experimentando os óculos mais leves, senti bastante dificuldade. Acredito que se tivesse aumentado o grau eu sequer teria a noção de onde estava passando”, destacou Roberta.

Já o estudante Eduardo Gomes, que ainda não é habilitado, destacou que esse tipo de conscientização é importante para entender como é o comportamento e os riscos de ter alguém alcoolizado no trânsito. “A gente às vezes pensa que não é nada demais, ou que a pessoa consegue ter a mesma percepção daquela que está sóbria. A própria agente de trânsito que me ajudou falou que eu poderia ter batido em outros carros”, salientou o estudante.

Os agentes ressaltam que a experiência interativa busca sensibilizar o público e reforçar a importância de um comportamento responsável e seguro no trânsito. De acordo com a agente Andréa Carla Barbosa, o Simtrans costuma ser procurado por empresas e escolas para realizar atividades educativas. “Costumamos realizar este evento em áreas públicas e a direção do Boulevard, ao ver o trabalho, gostou e fez a proposta de trazer para o shopping como uma ação oportuna às vésperas do carnaval”, destacou a agente.

















