Desenvolvimento Social
Postado em 25 de setembro de 2013 as 08:10:36
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social Rural (Creas Rural), participará no próximo dia 4 de outubro, sexta-feira, de uma ação conjunta com o Balcão de Justiça e Cidadania, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A atividade levará ação social ao público em situação de vulnerabilidade social. Vários serviços municipais estarão presentes na atividade, que será realizada no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, comunidade de Bate-Pé.
“A iniciativa visa garantir ainda mais o acesso ágil e gratuito à justiça, incentivando o respeito aos direitos humanos, bem como o exercício da cidadania e o fortalecimento da rede socioassistencial local”, explicou a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social Rural (Creas Rural), Cássia Eugênia Reis Silva Cardoso.
O Creas Rural, além de dar orientações psicossocial e jurídica, agendará atendimentos. A equipe do Programa Bolsa Família também estará no local para realizar cadastro e recadastramento dos beneficiários e esclarecer dúvidas.
Já o Balcão de Justiça e Cidadania parte do princípio de que o acesso universal à Justiça está assegurado na Constituição Federal, e, por isso, a assistência jurídica gratuita deve estar disponível à população de baixa renda.
Garantia de direitos– Implantado em 2011, o Creas Rural foi uma iniciativa pioneira de Vitória da Conquista, que fez do município referência para todo o país. Atualmente, o serviço está presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião. Neste último ano, 483 pessoas se inscreveram no Creas Rural e outras mil, entre crianças, adolescentes e idosos, tiveram suas demandas atendidas.
As ações desenvolvidas pelo centro consistem em um trabalho multidisciplinar, que reúne psicólogo, assistente social, advogado e educadores sociais. Eles buscam construir um projeto de intervenção adequada para cada usuário.







