Esaú Matos
Postado em 2 de dezembro de 2024 as 16:10:40
Fim de semana de muito aprendizado e troca de experiências no Hospital Municipal Esaú Matos. No sábado, 30 de novembro, aconteceu a última edição do “Vem Neném” de 2024, curso de Educação Perinatal, iniciativa do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), que busca promover conhecimento sobre gestação, parto e puerpério para gestantes, futuros pais e cuidadores.
Dezenas de casais participaram de uma maratona de aulas com profissionais qualificados das mais diversas áreas. Psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, doula, educadora perinatal, ginecologista e pediatra abordaram sobre mudanças no corpo da mulher, tipos de parto, amamentação, primeiros cuidados com o bebê, participação paterna, entre outros temas.
Daiane Batista Dias e Gustavo dos Santos Batista, moradores do bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, foram um dos casais participantes. “Grávidos” de sete meses, eles aguardam a chegada da primeira filha, Maria Luna.Na oportunidade, eles comentaram sobre a experiência de participar do “Vem Neném”: “Foi bem bacana. Conheço o projeto desde 2020, e eu sempre quis participar. Agora, próximo à chegada da nossa filha, a gente abraçou e está sendo enriquecedor, muita aprendizagem e trocas de conhecimentos.” disse Daiane. O esposo dela, Gustavo reforçou: “Eu tento estar sempre presente, porque nós dois estamos gestantes, então é importante fazer esse curso porque traz informações bem atualizadas.”.

Gustavo e Daiane
Essa foi a sétima edição do “Vem Neném”, que ao longo de 2024 contou com quase 100 inscritos, incluindo casais e mães solo. Para 2025, novas edições já estão sendo programadas, prometendo levar ainda mais conhecimento e apoio às famílias.
Uma grande novidade para o próximo ano será a extensão do programa, com um novo módulo voltado para os primeiros meses e anos de vida da criança, como explica a coordenadora do GTH, Cris Moura, explica: “Eu faço um balanço bastante positivo do projeto “Vem Neném” em 2024. Tivemos um retorno bem interessante das dezenas de casais que participaram. Para 2025 pretendemos fazer uma edição do “O neném chegou, e agora?”, com foco nos desafios de ter um filho em casa. Para quem já teve seu bebê e está passando pelo puerpério”.





