Durante o mês de dezembro, os serviços da operação Cata-Bagulho, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a empresa Torre, terão foco nos distritos da Zona Rural de Vitória da Conquista. A ação, que começou na segunda-feira (2), no distrito de José Gonçalves, tem o objetivo de promover a limpeza e a coleta de materiais inservíveis de maior volume, como móveis, eletrodomésticos e pneus, contribuindo para a melhoria do ambiente nas comunidades.

“Essa é uma iniciativa fundamental para a destinação correta de resíduos volumosos, como sofás, camas, móveis em geral, eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem utilização. A operação garante a limpeza e a organização do município e visa a atender todos os bairros e localidades urbanas e rurais”, diz o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.

Antes da coleta, os agentes ambientais conscientizam a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos e os impactos negativos do descarte irregular. Ao evitar o acúmulo de entulho no interior das residências, a equipe da Cata-Bagulho contribui para a melhoria da saúde pública, reduzindo a proliferação de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti.

Confira a programação da Cata-Bagulho para dezembro de 2024:

De 2 a 4/12: José Gonçalves

De 5 a 7/12: São Sebastião

De 9 a 11/12: Pradoso

De 12 a 14/12: Inhobim

De 16 a 17/12: Veredinha

De 18 a 20/12: Bate Pé

De 21 a 24/12: São João da Vitória

De 26 a 28/12: Iguá

De 30 a 31/12: Cercadinho

De acordo com o secretário Luís Paulo Sousa, a operação Cata-Bagulho “é uma importante iniciativa para promover a saúde da população, combatendo os focos dos mosquitos Aedes Aegypti e também a limpeza e a conscientização ambiental”.